Este remake live-action de “Toy Story 3” feito por fãs é o vídeo mais genial que você vai assistir hoje
Filme criado por dupla de irmãos está há oito anos em desenvolvimento e recria cada um dos 109 minutos da animação indicada ao Oscar em stop motion e atuação
Em uma era onde remakes se tornaram a constante óbvia de Hollywood e a Disney aplica um método quase fordista de produção no constante a refazer suas mais famosas animações em carne e osso (ou animação digital, como em “O Rei Leão”), talvez seja mesmo uma questão de tempo até alguém ter a ideia “genial” de ir pra cima do catálogo da Pixar e fazer versões live-action de filmes como “Procurando Nemo” e “Monstros S.A.”. Um grupo de fãs, porém, resolveu tomar a dianteira nesse campo e levar à realidade uma das produções de maior sucesso da história do estúdio: “Toy Story 3”.
Uma das únicas animações a ser indicada ao Oscar de Melhor Filme e até os dias de hoje a segunda maior bilheteria da história da companhia, a terceira aventura de Woody e Buzz Lightyear foi inteira convertida para uma animação stop motion amadora misturada a live-action pelas mãos de Morgan e Mason McGrew, dois jovens de respectivamente 23 e 20 anos que passaram os últimos 8 anos dedicados à tarefa.
O resultado está no ar desde o último dia 25 de janeiro no YouTube e é sem dúvida alguma um feito impressionante. Cada frame dos 109 minutos do filme de Lee Unkrich encontra-se recriado pela dupla, mesmo eles não possuindo nem de longe os bilhões de dólares que a Disney geralmente gasta em projetos do tipo – os brinquedos inclusive foram adaptados para a animação stop motion, com os dois garantindo que não há nenhum uso de CGI para além de alguns efeitos básicos de composição. Confira acima.
O mais bacana, porém, é que a princípio o esforço dos irmãos McGrew não será barrado por questões de direitos autorais, pois de acordo com o Gizmodo a Walt Disney Company já deu a devida autorização de imagem para o vídeo ser criado e mantido em plataformas como o YouTube.
Enquanto o algoritmo do site do Google não encontra a publicação, vale a pena acessar a página do Facebook do projeto e ver parte do histórico dos McGrew pra materializar este filme.