Para esvaziar salas mais rápido, cinemas avisam que “Vingadores: Ultimato” não tem cenas pós-créditos
Desespero para agilizar o máximo possível a limpeza das salas após as sessões estaria por trás da medida
“Vingadores: Ultimato” sem dúvida se tornou o grande fenômeno midiático da semana. Conforme o filme do Marvel Studios segue quebrando recordes rumo ao primeiro bilhão em seu primeiro final de semana nas telonas, a urgência do público para ver o filme fez o circuito de cinemas lá fora e aqui no Brasil enlouquecer por completo, com as redes nacionais ocupando mais de 80% das salas com o longa e as dos Estados Unidos realizando maratonas ininterruptas de sessões do filme em alguns complexos durante os dias de abertura.
Enquanto por aqui a ocupação do longa provocou um novo debate sobre lançamentos predatórios e a necessidade incontestável de se regular a divisão de telas entre os lançamentos, nos Estados Unidos a medida está gerando um desespero um tanto honesto da parte dos funcionários de grandes redes como a AMC, que está promovendo uma sequência de 96 horas seguidas de exibições de “Ultimato” neste fim de semana. Para quem trabalha nos estabelecimentos, isso significa uma demanda completamente fora do normal, incluindo aí a galera da manutenção das salas que sofre ainda com a insistência do público em permanecer até o fim dos créditos para ver a tradicional última cena dos filmes do Marvel Studios.
A questão é que, bem, “Ultimato” carrega a distinção de ser o único projeto do estúdio a NÃO conter uma cena pós-créditos, o que significa que os espectadores estão ocupando um espaço que poderia ser aproveitado pelos funcionários para acelerar o processo de liberação da sala. Eis então que alguns cinemas nos Estados Unidos começaram a estampar na fachada um aviso pedindo de forma bem sutil que o público caia fora da sessão pouco depois da história acabar.
Quem primeiro noticiou isso foi o usuário do Twitter J.D. Capelouto, que postou em sua conta uma foto com o aviso “‘Vingadores: Ultimato’ não conta com uma cena pós-créditos” escrito em letras garrafais na porta do cinema onde ele ia ver o longa.
Os cinemas não são os únicos pedindo que as pessoas saiam do filme logo. Nas redes, milhares de usuários já estão postando o aviso da ausência da cena, e alguns chegam a fazer o mesmo pedido acima:
Curiosamente, “Ultimato” pelo visto conta com um easter egg após os créditos, mas não é uma cena e sim um som de metal que soa parecido com um usado nos primeiros filmes do estúdio. O Marvel Studios e a Disney, claro, ainda não se pronunciaram sobre o assunto além de dizer que não há uma cena pós-créditos por conta do longa ser o “desfecho” da saga iniciada em 2008 por “Homem de Ferro”.