Americanos criam impressora 3D 10 vezes mais rápida do que os modelos atuais
Peças de LEGO, por exemplo, podem ser impressas em questão de minutos
Imprimir praticamente qualquer coisa com a ajuda de uma impressora 3D já é considerado uma das principais revoluções tecnológicas dos nossos tempos. Peças de construção, brinquedos e outros objetos podem ser impressas em questão de horas com os modelos já disponíveis no mercado, mas imagine fazer isso em questão de minutos? É o que os engenheiros do Instituto de Tecnologia de Massachusetts – MIT conseguiram com uma nova impressora.
Enquanto uma impressora 3D comum imprimiria uma peça de LEGO em aproximadamente uma hora, a impressora dos engenheiros consegue fazê-lo em poucos minutos. O segredo está no cabeçote da impressora, compacto e que contém duas ferramentas que garantem a agilidade do seu sistema: uma espécie de parafuso que “alimenta” a impressora com o conteúdo a ser usado para os trabalhos, e um laser que aquece e derrete esse material, o que permitindo que ele seja impresso de forma mais rápida.
Para mostrar a inovação, a equipe fez um vídeo em que mostra a impressão de vários objetos, incluindo quadros de óculos pequenos e uma engrenagem, tudo em poucos minutos.
“Se eu conseguir uma peça de protótipo, talvez um suporte ou uma engrenagem, em cinco a 10 minutos, em vez de uma hora, ou uma parte maior durante a hora do almoço e não no dia seguinte, eu posso idealizar o projeto, construí-lo e trabalhá-lo em menos tempo”, conclui o professor de engenharia mecânica do MIT, Anastasios John Hart. Ele também explica que isso otimiza o tempo de profissões que trabalham com reparos, como mecânicos de carros, que após descobrirem o problema do automóvel do cliente, poderiam imprimir a peça com a própria impressora, ao invés de pedi-la sob encomenda para alguma distribuidora.