Até o Facebook agora tem um serviço de streaming de games pra chamar de seu
Nova atualização introduz games gratuitos e rodados na nuvem ao Facebook Gaming, com direito a anúncios jogáveis que visam ampliar a comunidade da plataforma
A moda do momento no Vale do Silício pelo visto são os streamings de games. Depois do Google, da Microsoft e até mesmo a Amazon anunciarem suas plataformas de jogos na nuvem, agora é o Facebook quem está redesenhando sua atual aba de Gaming para permitir que os usuários disputem algumas partidas entre um stream e outro de jogatina.
Por enquanto disponível só para Android e para desktop nos Estados Unidos, a novidade já está disponível a partir desta segunda (26) no Facebook Gaming e conta por enquanto com uma seleção de títulos grátis que inclui “Asphalt 9: Legends”, “PGA TOUR Golf Shootout”, “Solitaire: Arthur’s Tale” e “Mobile Legends: Adventure” – e a rede social que mais games devem ser introduzidos nas próximas semanas. Tudo de graça, conforme a ideia da plataforma é apenas expandir a aba existente, mas os jogos inscritos poderão obviamente fomentar microtransações e o próprio Facebook vai criar um ecossistema de “anúncios jogáveis” que incentivam o crescimento da comunidade.
Esta última parte é de longe o anúncio mais intrigante. Descritos oficialmente como “cloud playable ads”, estas peças serão baseadas na nuvem e serão rodados na linha do tempo principal com foco primário em usuários que raramente ou nuncam acessam a aba do Gaming no aplicativo, com o Facebook confirmando que o código das peças será tirada direta dos jogos presentes no serviço para facilitar a vida dos desenvolvedores.
O Facebook também confirma que a atualização conta com um sistema de progressão que é ligado à conta do usuário, assim permitindo que a pessoa possa alterar de aparelho sem sofrer com a perda de arquivos salvos. A grande surpresa é que a seção não tem um link direto com a aba de transmissão da rede social, com a companhia declarando que eventualmente ambas as partes serão integradas e que os usuários poderão jogar entre si apenas.
Vale lembrar que jogos não são exatamente uma novidade dentro do ecossistema do Facebook – o “Farmville” original vai ser desligado no fim do ano depois de mais de uma década no ar, por exemplo. Esses jogos sociais e rodados em Flash devem continuar existindo na plataforma até onde for possível no Facebook Gaming, junto da nova categoria e uma série de games rodados em HTML 5 que antes estavam presentes no Facebook Messenger.