Lançado em junho, Reels já planeja integração com seção de compras do Instagram
Seção de compras no aplicativo pelo IGTV também vai ser disponibilizado ao redor do mundo esta semana
Não faz nem seis meses que o Reels está disponível e o Instagram já mostra suas intenções de monetizar seu clone do TikTok. A sessão de vídeos da plataforma deve começar a conduzir testes com o Shopping da rede social a partir desta semana, que também marca a inauguração global da integração da modalidade de comércio do aplicativo com o IGTV – o plano da empresa é fazer o mesmo com o Reels até o fim do ano.
Embora a notícia mais impressionante seja a agilidade da empresa para fazer dinheiro em cima de um recurso que (quase que literalmente) acabou de sair, o destaque do anúncio feito pelo Instagram nesta segunda (5) é a ampliação das capacidades financeiras do Shopping no IGTV. Enquanto a rede social ainda tenta encaixar comerciais dentro de sua categoria de vídeos longos, os usuários já vão poder acessar lojas a partir de botões disponibilizados dentro do ecossistema do IGTV, com as contas tendo a opção de marcar determinados produtos em suas criações para aumentar o alcance de suas vendas na plataforma.
Além de monetizar o IGTV, o Instagram também pretende disponibilizar vídeos do segmento dentro da página do Instagram Shop. A ampliação global da integração acompanha a recente decisão do aplicativo em atualizar suas políticas de uso para permitir que criadores de conteúdo vendam produtos diretamente em seus perfis, ao invés de recorrer a terceiros para viabilizar negócios.
Todas essas integrações são planejadas para o ambiente do Reels e seguem um modelo de negócios que a companhia já administra diariamente na linha do tempo tradicional, nos Stories e na seção de exploração. O mais curioso, porém, é que até mesmo na busca por movimentar negócios o Instagram não deixa de emular o competidor TikTok, que em abril experimentou uma funcionalidade muito parecida com seus influenciadores.