Uma ideia por dia
“Falhas completas são esperadas e bem-vindas”. Com esse lema, o designer Dominic Wilcox envolveu-se em um projeto desafiador: criar algo novo e inusitado diariamente por um mês. A convite de outro designer e curador, Daniel Charny, da Mistakes & Manifestos, Dominic começou o Speed Creating, em que propõe novas ideias e objetos, sempre na correria. Ele teve, durante o mês de setembro, um dia para tirar do papel cada pensamento.
As ideias vão desde usar pão para fazer uma luminária, até um auto-retrato meio bizarro feito papel-alumínio (que lembra algumas obras “bienalescas”; mas não que essas tenham tomado um dia de trabalho).
Antes de discutir a esquisitice ou a criatividade dos resultados, vale lembrar que, nesse caso, o principal não é o que foi criado, mas como. O próprio nome do projeto entrega. O designer abre uma discussão interessante sobre a criatividade na era da hiperinformação. Muitas referências, muitos contatos, ctrl+c ctrl+v, 24 horas ligado, ao mesmo tempo e agora.
Pegar tudo isso e colocar em uma fila diária, linear, com um tempo pré-determinado é um paradoxo. Lembra alguma coisa? Sim, talvez o projeto criativo em que você está trabalhando nesse minuto.