Levi’s apoia protesto contra preconceito de gênero com mulheres jovens na Rússia
Slogans foram impressos no interior de camisetas brancas que podiam ser viradas do avesso para exibirem as mensagens
A Levi’s resolveu apoiar uma campanha de protesto “silencioso” na Rússia que se manifesta contra estereótipos sobre como mulheres jovens devem se comportar no país.
Para isso, lançou uma linha de roupas que permite a elas demonstrarem sua individualidade. Na ação “#OnTheInside”, declarações foram aplicadas no interior de algumas camisetas da marca como forma de emitir solidariedade.
Essa é uma colaboração com a agência independente Friends Moscow e apresenta três mensagens baseadas nas coisas que as mulheres querem dizer – como se fossem uma resposta a tudo aquilo que lhes é dito.
Foram distribuídos cerca de 450 itens com as mensagens impressas, incluindo as camisetas, com estímulos para virá-las do avesso e exibir um dos depoimentos. Além disso, as mulheres puderam criar seus próprios slogans para camisetas por meio de um site exclusivo. Isso levou ao compartilhamento de mais de 2.000 histórias, segundo a Levi’s.
Entre as frases estavam: “Uma mulher deve saber seu lugar, mas eu ainda estou procurando”, “Uma mulher não deve ser competitiva, mas eu sou uma campeã” e “Uma mulher deve ser tímida, mas eu gosto de fazer ruído”.
É importante lembrar que a Rússia é um país conservador, com leis polêmicas sobre violência doméstica que restringem os direitos de mulheres.
Kirill Bondarenko, diretora de marketing da Levi Strauss & Co, disse ao site Adweek que, com a campanha, “o objetivo da marca era aumentar os indicadores de imagem de uma empresa socialmente responsável e voltada para o empoderamento das mulheres”.