Fim do atendimento?
Depois das notícias divulgadas ontem, referente a Fischer América ter eliminado o atendimento da agência, recebi alguns e-mails contestando o assunto e perguntando meu parecer sobre isso. O que vi até agora foram apenas críticas e mais críticas ao novo modelo adotado.
Acho que já está muito bem explicado porque esse modelo será o futuro da propaganda, e não vou me alongar nisso. Leia aqui também. Aqui no Brasil claro, porque lá fora já o é faz tempo. Grandes clientes já perceberam isso e querem cada vez mais um atendimento personalizado e direto com quem pode resolver seus problemas, sem leva e traz. Isso não é denegrir os profissionais de atendimento, mas sim enxergar que o papel que eles devem assumir mudou.
Cito só um exemplo recente para ilustrar: a incrível Strawberry Frog. Uma agência que começou em 1999 e num belo dia de 2005 amanhece com a conta global da Heineken sobre suas mesas. Será que realmente não dá certo? Será que os publicitários brasileiros estão enlouquecendo? Acho que não.
Só acho engraçado que alguns veículos insistam em contar a história pela metade, dando uma percepção errada a seus leitores. Talvez sejam os mesmos que se assustam quando vêem analistas dizerem que o modelo de propaganda praticado há mais de 40 anos está morto.