Um banco de imagens só com fotos de mulheres que a publicidade não mostra
“Mulheres (In)Visíveis” questiona o estereótipo feminino na comunicação e oferece soluções
A diversidade ainda causa polêmica. Isso pôde ser visto nas últimas declarações dos dinossauros da propaganda, debatidas no Braincast #240. Um banco de imagens nacional quer jogar ainda mais os holofotes sobre o tema. Mulheres (In)Visíveis reúne fotos que retratam a pluralidade feminina do nosso país e questiona: por que a publicidade brasileira ainda é protagonizada por mulheres brancas e magras?
Criado pela 65|10, Mulheres (In)Visíveis conta com cerca de cem fotografias. Negras e brancas, gordas e magras, trans e não binárias. As modelos retratam a diversidade das mulheres em montagens que fogem do estereótipo. Ao invés de usar a sexualidade como ponto de partida, fotos que demonstram as mulheres em ambientes de trabalho e ao ar livre.
A ideia é mostrar a cara das brasileiras que vemos nas ruas e provocar o mercado publicitário. De acordo com a agência, 65% das mulheres não se identificam com a forma com que são retratadas nas propagandas.
Criado em parceria com o coletivo Catsu Street, as fotos estão disponíveis para compra no Fotolia e Adobe Stock. Parte do valor será revertido para ampliar o banco de imagens com fotos de outros perfis, como mulheres idosas e portadoras de necessidades especiais.