“Big Brother” faz 20 anos como formato que moldou reality shows da TV
Produzido pela Endemol Shine Group, o programa foi lançado na TV holandesa no dia 16 de setembro de 1999
“Big Brother”, o programa considerado como pontapé inicial dos formatos de reality shows que invadiram a TV completa 20 anos hoje. Produzido pela Endemol Shine Group, o programa foi lançado no dia 16 de setembro de 1999, na TV holandesa através do canal Veronica da RTL com 9 participantes confinados em uma casa construída especialmente para o programa e equipada com 24 câmeras.
De lá pra cá, os números que mostram a ascensão do “Big Brother” pelo mundo são bem expressivos: cerca de 471 programas e 28.391 episódios foram encomendados posteriormente em 60 mercados diferentes, com 7.153 participantes somando 35.143 dias nas casas.
Mesmo com o passar dos anos, o formato continua forte: só em 2019 foram ao ar (ou ainda estão) 22 produções em 18 mercados.
Em entrevista ao Deadline, Peter Salmon, executivo criador do programa diz que a ideia do formato era criar uma espécie de experiência: “Foi o experimento humano que imaginávamos que poderíamos fazer e, como todo mundo, ficamos paralisados. O fato de você poder vê-lo se desenrolar diante de seus olhos era e é um princípio permanente. Eu me lembro bem disso. Tudo mudou nesse ponto”, explica o ciador em relação à longevidade do formato.
Antes do “Big Brother”, a MTV teve um reality show semelhante, o “The Real World”, mas foi o BB que tornou o formato um hit global. Outro ponto interessante é que o “Big Brother” acompanhou mudanças tecnológicas, especialmente a transição da TV para um novo modelo de interatividade conectado à internet e às redes sociais.
A longevidade do BB também se dá a um certo grau de flexibilidade no formato, que permitiu que ele fosse ampliado ou diminuído e reproduzido de maneiras diferentes. Nos Estados Unidos – assim como no Brasil – o programa é praticamente uma “competição de verão”, mas em outros países, como na Finlândia, por exemplo, a próxima versão finlandesa será baseada em temas ecológicos e sustentabilidade.
Com a possibilidade de reformulação e adição de novas abordagens ao programa, podemos esperar muitos outros anos de “Big Brother” nas TVs mundiais.