Projeto da Microsoft usa inteligência artificial para buscar soluções para problemas ambientais
"AI for Earth" já tem 140 projetos em andamento em 45 países diferentes com foco em encontrar soluções sustentáveis para a saúde do planeta
Em um de seus esforços para usar a tecnologia a favor de melhorias para o meio ambiente, a Microsoft criou o programa AI for Earth, que usa inteligência artificial com o objetivo de encontrar soluções sustentáveis em quatro áreas fundamentais para a saúde do planeta: mudanças climáticas, diminuição da biodiversidade, escassez de água e desempenho agrícola.
Só neste ano, o programa impulsionou 140 projetos em 45 países. Entre eles, o Conservation Meetrics utiliza IA para impedir a caça ilegal de elefantes em território africano e o comércio também ilegal de marfim. Atualmente, os elefantes africanos estão em perigo de extinção. Sua população diminuiu 30% nos últimos sete anos devido principalmente à caça ilícita.
Outro projeto do programa é o Farmbeat. As projeções apontam que, até 2050, a demanda por alimentos excederá a produção mundial em mais de 70%. O Farmbeat utiliza os algoritmos de aprendizado da Microsoft juntamente com sensores e drones de baixo custo para coletar informações sobre as fazendas, a fim de maximizar a eficiência e o desempenho das terras.
Segundo Lucas Joppa, líder do AI for Earth: “Os problemas ambientais são criados por pessoas e as soluções para eles também serão criadas por pessoas. A Inteligência Artificial permite capacitar os cidadãos a encontrar soluções mais rápido”.
Inicialmente, a Microsoft tinha anunciado um orçamento de 2 milhões de dólares para o AI for Earth, mas a empresa reformulou o investimento para 50 milhões de dólares durante os próximos 5 anos.