GIFs explicam como funciona o básico dos testes de usabilidade
Da clássica série “deixa eu desenhar para você entender”
Garantir que um design bonito também é um design agradável de se usar não é tarefa fácil, e nem surge instantaneamente. Os profissionais de usabilidade desenvolveram diversos processos e técnicas para detectar e compreender como os usuários melhor utilizam diversas ferramentas digitais, mas muitas vezes nós não temos a menor ideia desse tipo de trabalho de bastidor.
Essa pequena série de GIFs ajuda a compreender melhor o que cada etapa ajuda a definir, e como é conduzida.
É o caso dos testes A/B, que ajudam a medir que escolha tem o impacto desejado. É considerado um dos favoritos do Google, que fez uso da técnica para, por exemplo, determinar quantos resultados de busca deveriam existir por página.
Outro método utilizado são os mapas de calor – veja na imagem de capa – para entender onde existe uma maior interação do usuário, focando as informações mais importantes (ou os anúncios mais caros) naquela região.
Os GIFs também aproveitam para ilustrar outras técnicas de UX, como a gravação de testes dos usuários, que ajudam a entender o comportamento dele dentro daquele design, e as pesquisas, que permitem que os usuários contem mais sobre a sua experiência com o modelo apresentado.
A criação dos GIFs é da empresa de webdesign Froont, a mesma que já foi responsável pela série de GIFs que esclarecem alguns termos sobre design responsivo. Vale conferir.