“The Best Job In The World”, o vídeo-case
Mais um Editor’s Pick no mesmo dia, e dessa vez para um case que eu já queria publicar faz tempo, só estava esperando conseguir o vídeo explicativo da agência australiana Cummins Nitro), responsável por um dos grandes projetos do ano.
Acredito que, a menos que você tenha morado em uma caverna nos últimos meses, certamente já ouviu falar do “The Best Job In The World”, ação do estado de Queensland, na Austrália, para promover o turismo nas ilhas da Grande Barreira de Corais.
A proposta era simples: qualquer pessoa, de qualquer país, poderia se candidatar para o emprego de zelador da ilha Hamilton, uma das 600 que formam o maior recife de coral do mundo. Além da vida paradisíaca, o empregado receberia um salário de 20 mil dólares por mês, durante seis meses. E você aí, descascando batata no porão.
O processo de seleção do novo funcionário durou quase dois meses e varreu a mídia por todo o planeta. Emissoras de TV, revistas, jornais, blogs cobriram a ação, uma mídia espontânea calculada em 100 milhões de dólares, além dos quase 7 milhões de visitantes no site islandreefjob.com.
Foram 36.648 candidatos inscritos de 201 nacionalidades diferentes, para no fim ter o britânico Ben Southall como o escolhido para “o melhor emprego do mundo”. Melhor do que explicar, é ver o case. Dê play no vídeo abaixo e já coloque mais um na sua lista de premiados em Cannes Lions 2009.