O podcast pra quem tem fome de aprender
Apontam estudos que 90% das pessoas gostam de conversar sobre alguém que não está presente. As outras 10% restantes estão mentindo.
Brincadeiras à parte, quem nunca fofocou que atire a primeira pedra. Mas, afinal, o que a ciência tem a dizer sobre a fofoca?
Confira no papo entre o leigo curioso, Ken Fujioka, e o cientista PhD, Altay de Souza.
> OUÇA (52min 09s)
========
Download | iTunes | Android | Feed
*
Naruhodo! é o podcast pra quem tem fome de aprender. Ciência, senso comum, curiosidades, desafios e muito mais. Com o leigo curioso, Ken Fujioka, e o cientista PhD, Altay de Souza.
Edição: Reginaldo Cursino.
========
PARCERIA: ALURA
Aprofunde-se de vez: garantimos conhecimento com profundidade e diversidade, para se tornar um profissional em T – incluindo programação, front-end, data science, devops, ux & design, mobile, inovação & gestão.
Navegue sua carreira: são mais de 1300 cursos e novos lançamentos toda semana, além de atualizações e melhorias constantes.
Conteúdo imersivo: faça parte de uma comunidade de apaixonados por tudo que é digital. Mergulhe na comunidade Alura.
Aproveite o desconto para ouvintes Naruhodo no link:
https://bit.ly/naruhodo_alura
========
REFERÊNCIAS
Gossip in Evolutionary Perspective
https://journals.sagepub.com/doi/10.1037/1089-2680.8.2.100
Evolutionary Perspectives on Workplace Gossip: Why and How Gossip Can Serve Groups
https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/1059601109360390?casa_token=hjdBiLF-PXEAAAAA:HtmcxivV2gbbHdtq2S6LUwsHpSWlh19iFk3zMt2OpHzai2QHn_t0PcXoWzTjPYrMVKD3egFfdCw2xg
Even his friend said he’s bad: Children think personal alliances bias gossip
https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0010027720301955?casa_token=5_xe0pnbkZUAAAAA:P7r4HJ-WM7fkS3EmoE6JkkM-JYRv4ngqXrMmv0ZjHSs8NhAbNjbCrvOIbsvxG0MAGUUNbE_eRkE
Gossip promotes cooperation only when it is pro-socially motivated
https://www.nature.com/articles/s41598-022-08670-7
Reputation, Gossip, and Human Cooperation
https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/1059601109360390?casa_token=hjdBiLF-PXEAAAAA:HtmcxivV2gbbHdtq2S6LUwsHpSWlh19iFk3zMt2OpHzai2QHn_t0PcXoWzTjPYrMVKD3egFfdCw2xg
Evil Acts and Malicious Gossip: A Multiagent Model of the Effects of Gossip in Socially Distributed Person Perception
https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/1088868314530515?casa_token=lEKeMSKqV5gAAAAA%3AhQWtmzaCNNAb-ZtTK1hP9dcv2XiYInlLZqAN2DdriyWFwn52ScS_-HHBlvn5juU5TAlcKHXPO0HEEQ
Young children rely on gossip when jointly reasoning about whom to believe.
https://psycnet.apa.org/doiLanding?doi=10.1037%2Fdev0001066
Is gossip power? The inverse relationships between gossip, power, and likability
https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/ejsp.821?casa_token=cxxFj9bAKlwAAAAA:sSuU_CaVaP2TPdY8r_zYAxK1sHZqO12pO1slZZ0s0zP9CR4TZQQCbtBKBBBKo8rJlmvf1U9wWB7w4x5h
Motives for Online Friending and Following: The Dark Side of Social Network Site Connections
https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/2056305116664219
Silence Is Golden. Six Reasons Inhibiting the Spread of Third-Party Gossip
https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fpsyg.2019.01120/full
Do We Gossip for Moral Reasons? The Intersection of Moral Foundations and Gossip
https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/01973533.2017.1336713
Gossip in the workplace and the implications for HR management: a study of gossip and its relationship to employee cynicism
https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/09585192.2014.985329?src=recsys
The ugly truth: negative gossip about celebrities and positive gossip about self entertain people in different ways
https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/17470919.2014.999162
Gossip and gender differences: a content analysis approach
https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/09589236.2017.1411789?src=recsys
A Study of Negative Reputation in the Workplace
https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/1069072716653371?casa_token=HfE27V8ifIkAAAAA:m_UTe2YR_8cr3B7vF_sxBCp-gDTe9Zei_tdSGemh9iSkPaggV7yst1QnLyEtSlD63_juqnkIjBXQ1A
The consequences of sharing
https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2352250X19300703?casa_token=hXq17MFIVJsAAAAA:xkEzARQRw3xefgVL2zy5KyrQN49xFS1dy62l2hf_jB86YuXBUcsNE8B77-QbDWDp2wWuuFw2Jh0
What Happens to Bad Actors in Organizations? A Review of Actor-Centric Outcomes of Negative Behavior
https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/0149206320976808
The Oxford Handbook of Gossip and Reputation
https://books.google.com.br/books?hl=en&lr=&id=hNmUDwAAQBAJ&oi=fnd&pg=PA343&ots=spTjzRUwta&sig=d9m1vr1LxWkqANisquDL2WwZ7lg#v=onepage&q&f=false
Naruhodo #321 – Debates virtuais são perda de tempo?
https://www.youtube.com/watch?v=lL0uTqpBwjE&ab_channel=Cient%C3%ADstica%26PodcastNaruhodo
Naruhodo #262 – Por que damos mais atenção às notícias ruins?
https://www.youtube.com/watch?v=umjcdvz3jeo&ab_channel=Cient%C3%ADstica%26PodcastNaruhodo
Naruhodo #293 – Por que spoilers nos afetam tanto?
https://www.youtube.com/watch?v=3ubW-iFTyOw&t=1s&ab_channel=Cient%C3%ADstica%26PodcastNaruhodo
Naruhodo #323 – Ho’oponopono e os Números de Grabovoi têm validade científica?
https://www.youtube.com/watch?v=6FqUqyVSH04&t=1s&ab_channel=Cient%C3%ADstica%26PodcastNaruhodo
========
APOIE O NARUHODO PELA PLATAFORMA ORELO
Um aviso importantíssimo: o podcast Naruhodo agora está no Orelo: https://bit.ly/naruhodo-no-orelo
E é por meio dessa plataforma de apoio aos criadores de conteúdo que você ajuda o Naruhodo a se manter no ar.
Você escolhe um valor de contribuição mensal e tem acesso a conteúdos exclusivos, conteúdos antecipados e vantagens especiais.
Além disso, você pode ter acesso ao nosso grupo fechado no Telegram, e conversar comigo, com o Altay e com outros apoiadores.
E não é só isso: toda vez que você ouvir ou fizer download de um episódio pelo Orelo, vai também estar pingando uns trocadinhos para o nosso projeto.
Então, baixe agora mesmo o app Orelo no endereço Orelo.CC ou na sua loja de aplicativos e ajude a fortalecer o conhecimento científico.
Programação Neurolinguística (PNL) tem base científica? - Parte 2 de 2
O podcast pra quem tem fome de aprender
Programação Neurolinguística (PNL) tem base científica? - Parte 1 de 2
O podcast pra quem tem fome de aprender
Por que às vezes sentimos as dores dos outros?
O podcast pra quem tem fome de aprender
Pessoas mais conscientes gostam menos de Rage Against the Machine?
O podcast pra quem tem fome de aprender
O que é e como funciona uma relação estética?
O podcast pra quem tem fome de aprender
O que é e de onde vem a inspiração?
O podcast pra quem tem fome de aprender
Cooperação entre seres vivos é algo inato?
O podcast pra quem tem fome de aprender
Por que as coisas parecem girar quando estamos bêbados?
O podcast pra quem tem fome de aprender
Podemos confiar nas pesquisas eleitorais? - Parte 2 de 2
O podcast pra quem tem fome de aprender
Podemos confiar nas pesquisas eleitorais? - Parte 1 de 2
O podcast pra quem tem fome de aprender
Por que algumas pessoas têm prazer em espremer cravos e espinhas?
O podcast pra quem tem fome de aprender
Quais as consequências do excesso de reuniões virtuais?
O podcast pra quem tem fome de aprender
de conversa
sair do raso
transforme sua marca em conversa
conte com o b9
20 anos de pioneirismo digital
Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:
negocios.b9.com.brNaruhodo!
O podcast pra quem tem fome de aprender
Naruhodo! é o podcast pra quem tem fome de aprender: ciência, senso comum, curiosidades e desafios. Com o leigo curioso, Ken Fujioka, e o cientista PhD, Altay de Souza.
de conversa
sair do raso
transforme sua marca em conversa
conte com o b9
20 anos de pioneirismo digital
Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:
negocios.b9.com.brde conversa
sair do raso
transforme sua marca em conversa
conte com o b9
20 anos de pioneirismo digital
Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:
negocios.b9.com.br