
O podcast pra quem tem fome de aprender
Tem dias que parece que as coisas estão enroladas e não andam.
Mas há momentos em que parece que a inspiração vem e as coisas se desenrolam.
E outros em que temos “rompantes de motivação” para fazer algo.
Afinal, o que é e de onde vem a inspiração?
Confira no papo entre o leigo curioso, Ken Fujioka, e o cientista PhD, Altay de Souza.
> OUÇA (47min 07s)
========
Download | iTunes | Android | Feed
*
Naruhodo! é o podcast pra quem tem fome de aprender. Ciência, senso comum, curiosidades, desafios e muito mais. Com o leigo curioso, Ken Fujioka, e o cientista PhD, Altay de Souza.
Edição: Reginaldo Cursino.
========
PARCERIA: ALURA
Aprofunde-se de vez: garantimos conhecimento com profundidade e diversidade, para se tornar um profissional em T – incluindo programação, front-end, data science, devops, ux & design, mobile, inovação & gestão.
Navegue sua carreira: são mais de 1300 cursos e novos lançamentos toda semana, além de atualizações e melhorias constantes.
Conteúdo imersivo: faça parte de uma comunidade de apaixonados por tudo que é digital. Mergulhe na comunidade Alura.
Aproveite o desconto para ouvintes Naruhodo no link:
https://bit.ly/naruhodo_alura
========
REFERÊNCIAS
Inspiration as a psychological construct
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/12703654/
Inspiration: core characteristics, component processes, antecedents, and function
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/15598117/
The scientific study of inspiration in the creative process: challenges and opportunities
https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fnhum.2014.00436/full
Investigating the mechanism through which consumers are “inspired by” social media influencers and “inspired to” adopt influencers’ exemplars as social defaults
https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0148296322000832?casa_token=6WbsZHgJ50UAAAAA:7CHMtO7MWTvbNcIhvsjy8CdMlQR9CCbpv1zKDggrRw5mXXuexWLBgbUuKcXJUS9frxktGCjL2B0
Detecting Inspiring Content on Social Media
https://ieeexplore.ieee.org/abstract/document/9597431?casa_token=fkwBELJ0VWYAAAAA:wzjqD-gHzGfxe586ws5P7Ms874ME0rCe96aGVWUt13o21mN2puMgqwpMcku-WPG1uTzatVKMHWk
Inspire me, please! The effect of calls to action and visual executions on customer inspiration in Instagram communications
https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/02650487.2021.2014702
Openness to experience and awe in response to nature and music: Personality and profound aesthetic experiences.
https://psycnet.apa.org/record/2015-37767-001
Inspiration and the promotion of well-being: Tests of causality and mediation.
https://psycnet.apa.org/record/2010-02829-010?casa_token=yq0Q2jVPiFsAAAAA:OwJlE7t3RIkk2wxZl3loFd55YsIayEMgHy36fSsgas6oSMSLPkyHGus6bnt2BLftKhnB300kp8cFD497O7vpOqoH
Mediating between the muse and the masses: Inspiration and the actualization of creative ideas.
https://psycnet.apa.org/record/2010-02829-009?casa_token=wd7r9ke-H9IAAAAA:X3ggLku-b71CljLv87vDUKWWTjUo2ek0gafvgYdSsGQfvLDSwao6gp5VbazxT3-jtv0uww7-Jufbh34SXEDBi_tX
Personality and Creativity: The Dual Pathway to Creativity Model and a Research Agenda
https://compass.onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/spc3.12062?casa_token=ynx6WEHuC5kAAAAA%3AbOIq59kZ78nWVY_aktyjgJja1qBNxKoAZ4YxbW7kOL_nRiM5Z0fDwzr3m42-OPdGTD-AWMh9gfWvqFjx
The chills as a psychological construct: content universe, factor structure, affective composition, elicitors, trait antecedents, and consequences
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/22564010/
Naruhodo #57 – Por que a gente se arrepia?
https://www.youtube.com/watch?v=XgYramM4_iQ&ab_channel=Cient%C3%ADstica%26PodcastNaruhodo
Naruhodo #74 – Por que algumas músicas nos arrepiam?
https://www.youtube.com/watch?v=s9vsB2a8G2E&ab_channel=Cient%C3%ADstica%26PodcastNaruhodo
Naruhodo #187 – Por que procrastinamos?
https://www.youtube.com/watch?v=gwALLmR3VYw&ab_channel=Cient%C3%ADstica%26PodcastNaruhodo
========
APOIE O NARUHODO PELA PLATAFORMA ORELO
Um aviso importantíssimo: o podcast Naruhodo agora está no Orelo: https://bit.ly/naruhodo-no-orelo
E é por meio dessa plataforma de apoio aos criadores de conteúdo que você ajuda o Naruhodo a se manter no ar.
Você escolhe um valor de contribuição mensal e tem acesso a conteúdos exclusivos, conteúdos antecipados e vantagens especiais.
Além disso, você pode ter acesso ao nosso grupo fechado no Telegram, e conversar comigo, com o Altay e com outros apoiadores.
E não é só isso: toda vez que você ouvir ou fizer download de um episódio pelo Orelo, vai também estar pingando uns trocadinhos para o nosso projeto.
Então, baixe agora mesmo o app Orelo no endereço Orelo.CC ou na sua loja de aplicativos e ajude a fortalecer o conhecimento científico.

Programação Neurolinguística (PNL) tem base científica? - Parte 2 de 2
O podcast pra quem tem fome de aprender

Programação Neurolinguística (PNL) tem base científica? - Parte 1 de 2
O podcast pra quem tem fome de aprender

Por que às vezes sentimos as dores dos outros?
O podcast pra quem tem fome de aprender

Pessoas mais conscientes gostam menos de Rage Against the Machine?
O podcast pra quem tem fome de aprender

O que é e como funciona uma relação estética?
O podcast pra quem tem fome de aprender

Cooperação entre seres vivos é algo inato?
O podcast pra quem tem fome de aprender


Por que as coisas parecem girar quando estamos bêbados?
O podcast pra quem tem fome de aprender

Podemos confiar nas pesquisas eleitorais? - Parte 2 de 2
O podcast pra quem tem fome de aprender

Podemos confiar nas pesquisas eleitorais? - Parte 1 de 2
O podcast pra quem tem fome de aprender

Por que algumas pessoas têm prazer em espremer cravos e espinhas?
O podcast pra quem tem fome de aprender


Quais as consequências do excesso de reuniões virtuais?
O podcast pra quem tem fome de aprender
de conversa
sair do raso



transforme sua marca em conversa
conte com o b9
20 anos de pioneirismo digital
Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:
negocios.b9.com.brNaruhodo!
O podcast pra quem tem fome de aprender
Naruhodo! é o podcast pra quem tem fome de aprender: ciência, senso comum, curiosidades e desafios. Com o leigo curioso, Ken Fujioka, e o cientista PhD, Altay de Souza.
de conversa
sair do raso



transforme sua marca em conversa
conte com o b9
20 anos de pioneirismo digital
Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:
negocios.b9.com.brde conversa
sair do raso



transforme sua marca em conversa
conte com o b9
20 anos de pioneirismo digital
Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:
negocios.b9.com.br