IKEA cria continuação para icônico comercial da luminária de Spike Jonze
“Lamp 2” dá final feliz para objeto que foi abandonado à própria sorte no já distante ano de 2002
Há cerca de dezesseis anos, a IKEA e o diretor e roteirista Spike Jonze lançavam no mercado de publicidade um comercial icônico sobre uma luminária que era abandonada à própria sorte por seu dono. Intitulada “Lamp”, a peça arrebatou Cannes Lions e Grand Clios da vida ao fazer o espectador se envolver emocionalmente com o destino de um item tão despido de vida como uma luminária velha – e tirar sarro disso no fim, à partir da figura de um senhor interpretado por Jonas Fornander que chama o público de maluco por ficar compadecido da situação do objeto. Veja abaixo.
https://www.youtube.com/watch?time_continue=59&v=jU-cori12KU
Agora, porém, a IKEA do Canadá resolveu reverter o final melancólico do móvel retomando a história quase duas décadas depois. Em “Lamp 2”, a filial canadense da marca resgata a icônica luminária vermelha para ensinar uma linda lição sobre consumismo responsável e como as pequenas coisas podem ser sempre reutilizadas. Confira a peça na íntegra no início do post.
Criada em parceria com a agência Rethink Canada e dirigido por Mark Zibert, a continuação do anúncio de Jonze é justificada pela IKEA Canada como uma forma de apresentar novas formas de melhorar o que está por vir. “Nós concebemos esta reviravolta para um velho e icônico comercial de 2002 porque quanto mais reutilizamos, mais nós iluminamos o caminho para um futuro melhor” afirmam porta-vozes da empresa.
É tão verdade isso que além da mudança no discurso do senhorzinho do final do vídeo (que é de novo vivido por Jonas Fornander), o “Lamp 2” também se destaca pelo novo slogan no fim: ao invés do “unboring” original, a sequência vem com um “The Beautiful Possibilities” – as belas possibilidades, em português.
Agora é esperar o “Lamp 3” e ver se a garotinha do segundo capítulo é filha do senhor com a moça do original.