Electronic Arts vai abrir patentes dos recursos de acessibilidade de seus jogos
Ferramentas liberadas a terceiros incluem sistema de "pingos" de "Apex Legends" e recurso para daltônicos do "FIFA"
Em nome da acessibilidade de todos os públicos aos games, a Electronic Arts se dispôs a criar acesso a terceiros para seus recursos da área. O anúncio foi feito pela companhia na última terça-feira (24) e inclui a abertura de patentes de ferramentas de jogos como “Apex Legends” e as franquias esportivas “FIFA” e “Madden”.
“Nós esperamos que os desenvolvedores façam o máximo dessas patentes e encorajamos a aqueles que tem recursos, inovação e criatividade a fazer como nós e criar seus próprios compromissos de acessibilidade em primeiro lugar” escreve no anúncio oficial o vice-presidente de marketing da companhia, Chris Bruzzo, onde também comenta que apesar da liberação a EA no momento não tem planos de parcerias na área para além do compartilhamento. Apesar disso, porém, o estúdio diz que mais tecnologias das anunciadas hoje devem ser adicionadas nos próximos meses e anos.
Entre as já liberadas, o destaque maior talvez seja o sistema de pingos de “Apex”, que permite que jogadores consigam se comunicar nas partidas multiplayer sem usar recursos de fala. Há também o recurso de “FIFA” e “Madden” que possibilita a usuários daltônicos e com visão reduzida se aventurarem nas competições a partir de rápidas mudanças de contraste e do próprio sistema de cores, bem como uma tecnologia personalizada de som capaz e modificar todas as camadas do design da área com rápidos comandos.
Por fim, uma página de código open-source da EA foi criada no GitHub para permitir que qualquer um a incorpore a seus projetos.