Crash *****
Por não ter nenhum filme que eu tenha verdadeiramente ficado fascinado em 2005, não consegui formular uma lista dos melhores do ano. Porém, descobri hoje que o melhor filme de 2005 eu assisti em 2006.
“Crash” é simplesmente soberbo. Um filme daqueles que se tornam inesquecíveis e já entra facilmente no meu hall de favoritos. O fantástico “Magnólia” de P.T. Anderson ganhou um concorrente de peso, pois essa história escrita e dirigida por Paul Haggis (o mesmo roteirista de “Menina de Ouro”) é um extase emocional que suga todas as forças dos espectadores.
Existe uma infinidade de filmes sobre a natureza humana e o quanto podemos ser um poço sem fundo de preconceitos e atitudes hipócritas, mas poucos conseguem causar tamanho impacto. “Crash” é um daqueles filmes raros, que só surgem de tempos em tempos e, sem dúvida, um dos mais poderosos que o cinema já nos ofereceu.
Ainda faltam assistir dois um dos indicados a Melhor Filme, mas a menos que eles sejam tão primorosos quanto “Crash”, no que depender da minha torcida, o Oscar deste ano já tem dono.