Em qual agência brasileira você gostaria de trabalhar? (Edição 2010)
Mês de junho é mês de Copa do Mundo, de Cannes Lions e da pesquisa anual do Brainstorm #9 que pergunta: “Em qual agência brasileira você gostaria de trabalhar?”.
A pesquisa é rápida, indolor, anônima e, não custa lembrar, sem pretensões científicas, estatísticas ou que quer que seja. Digo isso pois todo ano o ranking é polêmico, incluindo a reclamação da não presença de alguma agência na lista inicial.
Como você sabe, seria impossível incluir todas as empresas de comunicação do Brasil em uma pesquisa informal como essa, e a lista é baseada no rankings das maiores (segundo M&M e Ibope) e também aquelas que, de alguma forma, tiveram destaque no site no último ano.
A intenção com o ranking é tentar mostrar um pouco a percepção das agências diante de profissionais e estudantes de comunicação, e a não separação de disciplinas, misturando online, offline, promoção, etc, é proposital.
Li recentemente que um grupo de consultoria internacional vai realizar no Brasil uma pesquisa para responder a mesma pergunta – as melhores agências para se trabalhar – que já é feita em outros países há alguns anos. Quando o resultado sair, poderemos comparar se o ranking obtido aqui no Brainstorm #9 se assemelha de alguma forma.
Dito tudo isso, responda depois do jump. Se tiver problemas, responda aqui. E também, relembre o resultado dos três anos anteriores: 2007, 2008 e 2009.