Ideia de conectar o mundo todo leva Zuckerberg de novo à capa da TIME

Ideia de conectar o mundo todo leva Zuckerberg de novo à capa da TIME

Reportagem fala sobre os planos do Internet.org, mesclando elogios e críticas à iniciativa

por Jacqueline Lafloufa
Zuckerberg-capa-time

“Meio mundo não é suficiente”. Em letras garrafais, essa é a chamada de capa da revista TIME de dezembro, que traz Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, em destaque.

A principal reportagem da última edição da revista detalha as ideias por trás da iniciativa Internet.org, uma coalisão de empresas de tecnologia, lideradas pelo Facebook, para levar a conectividade à internet para o mundo todo, inclusive nas regiões mais remotas.

Redigida por Lev Grossman, que já escrevera sobre Zuckerberg em 2010, quando ele foi eleito a “Personalidade do Ano” pela Time, a matéria consegue mesclar de forma interessante críticas e elogios à Internet.org, bem como um interessante e verossímil perfil do CEO do Facebook.

“Zuckerberg pode ser extremamente esquisito nas conversas, não porque ele está nervoso ou inseguro; pessoas nervosas ou inseguras raramente se tornam a 14ª pessoa mais rica do planeta. Zuckerberg é, na verdade, incrivelmente autoconfiante, quase ao ponto de parecer agressivo” – Lev Grossman

Facebook.CoverAcompanhando Zuckerberg em uma visita a Chandauli, cidadezinha rural no sudoeste da Índia, Grossman detalha o interesse do Facebook em levar conexão a locais tão remotos (além do altruísmo, existe o benefício de expandir o alcance da rede social), explica qual o argumento usado com as operadoras de telecomunicações para oferecer acesso gratuito ao Facebook (conquista de base de assinantes de planos de dados, a longo prazo), elogia o caráter benéfico que a democratização da conectividade pode ter (melhora a economia e a educação, além de levar a uma melhora no setor de saúde) e ao mesmo tempo critica a estratégia como sendo uma espécie de “colonialismo 2.0”.

“Existe algo desagradável sobre todo o negócio [da Internet.org]: uma campanha global, feita por um punhado de zilionários do Vale do Silício, para converter literalmente o mundo todo em consumidores de dados, para garantir que nenhum par de olhos fique sem ser impactado por anúncios. Todo mundo deve ser integrado na vasta cultura homogeneizada que é a internet. É quase uma praga zumbi: World War Z(uckerberg).” – Lev Grossman

O material é extenso e em inglês, mas vale a leitura para uma visão ampla e bastante crítica das iniciativas e do próprio CEO do Facebook.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
icone de linkCopiar link