Nova IA da NVIDIA transforma imagens 2D em modelos 3D
Tecnologia cria modelagem em tempo real e pode ser usada na arquitetura de jogos
Durante a GTC 2021, evento anual da NVIDIA para anunciar suas últimas novidades, a empresa apresentou o GANverse3D, software que trabalha com inteligência artificial para transformar imagens 2D em modelos 3D. O projeto mira as mais diversas utilidades, mas deve ter mais trabalhado por designers e criadores que trabalhem com animação em tecnologia.
Segundo a própria empresa, o GANverse3D leva apenas 65 milisegundos para transformar qualquer imagem 2D em um modelo em 3D. Durante a apresentação, a NVIDIA exemplificou com vídeos de carros, mas a mesma afirma que o software poderá ser usado para animar os mais diversos objetos. Em caso de imagens como árvores, por exemplo, o GANverse3D pode encontrar mais dificuldade, afinal, trata-se de objetos com mais detalhes e nuances, como galhos e folhas, mas nada que impeça que o programa faça a modelagem.
O GANverse3D exige apenas uma foto para realizar a transformação e foi desenvolvido utilizando o Omniverse, uma máquina multi-GPU da empresa dedicada a simulação em tempo-real. A ferramenta foi treinada com machine learning para ser capaz de reconhecer objetos e então desenvolver os modelos vetoriais.
Para além de trabalhos de design mais simples, o GANverse3D foi projetado já visando a presença da NVIDIA no mercado gamer. O software poderá auxiliar nas fases iniciais de desenvolvimento de games, por exemplo, facilitando a criação de modelos 3D para objetos que não exijam muitos detalhes em um cenário.
A NVIDIA tem se notabilizado por, além de seus computadores e componentes de última geração, ter desenvolvido projetos interessantes com inteligência artificial. Além do GANverse3D, outro projeto interessante foi a IA capaz de gerar um slow-motion falso a partir de qualquer vídeo, criando frames artificialmente para preencher a imagem.