Heineken apresenta projeto que cria refúgios verdes em grandes centros urbanos
São Paulo e Porto Alegre recebem o "Heineken Urban Jungle"", criado em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica
Com o objetivo de reconectar pessoas com a natureza em ambientes urbanos, a Heineken apresenta o projeto “Heineken Urban Jungle”, que criará refúgios verdes nas regiões centrais de São Paulo e de Porto Alegre durante este verão.
Desenvolvido em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica e a Floresta de Bolso, a ação é inspirada em projetos de selvas urbanas, movimento que é tendência em diversas capitais do mundo e que tem como mote a criação de verdadeiros oásis de mata de espécies nativas em espaços áridos nos centros de grandes cidades.
A inauguração da versão paulistana acontece no dia do aniversário de São Paulo, 25/01, ocupando um estacionamento no bairro da Barra Funda, na Rua Brigadeiro Galvão, 508, com funcionamento sempre aos sábados e domingos, ao longo de três finais de semana. Em 29/02, o “Heineken Urban Jungle” leva sua selva de Mata Atlântica para Porto Alegre, na Rua Siqueira Campos, 1195, Centro Histórico, onde permanece por dois finais de semana.
O projeto terá entrada gratuita – com inscrição via Ingresso Rápido – e contará com instalações artísticas de Felipe Morozini, Estúdio Bijari e Oito 80, obras especialmente criadas para o projeto e shows de alguns artistas brasileiros como Tuyo, Tulipa Rui, Bexiga 70, entre outros. O lineup completo para todos os dias de evento será disponibilizado aqui.
O evento foi criado e produzido pela agência Atenas.
Ações especiais
Para potencializar a importância da reciclagem de resíduos, a ação “Volte Sempre” vai instalar máquinas no local que irão triturar as garrafas de vidro usadas, armazenando a matéria-prima internamente até ser coletada e destinada à indústria do vidro, garantindo um ciclo sustentável deste material. A máquina desenvolvida em parceria com a 4R Glass também irá oferecer um cash back (via aplicativo Meliuz) para todos os consumidores que participarem da ação.
Outra ação interessante é a “Drink and Drive”, que tem como objetivo encorajar uma mudança de comportamento nas pessoas, sugerindo que vão ao evento de metrô, reduzindo a emissão de CO² na atmosfera, além de reforçar o consumo responsável com a mensagem “Se for dirigir, não beba”.
Por fim, com o propósito de deixar uma herança benéfica para as cidades de São Paulo e Porto Alegre, ao fim do projeto, o “Heineken Urban Jungle” promoverá um mutirão de plantio com todas as árvores e plantas que foram usadas no paisagismo e cenografia do local. Chamada de “Green Day”, a ação será encabeçada por Ricardo Cardim e feita em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica. Serão plantadas espécies nativas, totalizando mais de 400 mudas, árvores e plantas, em pontos áridos da cidade previamente mapeados.
Parceria Heineken e SOS Mata Atlântica
A parceria entre Heineken e SOS Mata Atlântica existe desde 2007, com a criação do Centro de Experimentos Florestais SOS Mata Atlântica – Heineken Brasil, localizado na cidade de Itu (SP). No local funciona a base de restauração florestal da SOS Mata Atlântica, com um viveiro com capacidade de produção de 750 mil mudas por ano – com cerca de 110 espécies nativas.
Instalado numa fazenda, de propriedade do Grupo Heineken no Brasil cedida em comodato para a SOS Mata Atlântica, o espaço tem mais de 500 hectares e teve mais da metade de sua área recuperada com o plantio de árvores nativas da Mata Atlântica. Hoje, abriga árvores que já alcançam 10 metros de altura e se configura como um espaço de refúgio para a biodiversidade, incluindo mais de 200 espécies de aves já identificadas e 26 espécies de mamíferos.
O Centro de Experimentos Florestais conta com engenheiros florestais, biólogos, educadores e viveiristas, que realizam ações de pesquisa, mobilização, cursos e capacitação, além de um projeto de educação ambiental para escolas e grupos de Itu e região, que já recebeu mais de 48 mil pessoas para atividades que tem como principal objetivo proporcionar experiências com a natureza e diálogos sobre questões socioambientais.