“Minority Report” da vida real: China testa sistema que antecipa crimes
Utilizando reconhecimento facial e inteligência artificial, sistema está sendo testado em mais de 50 cidades do país
O futuro que “Minority Report” nos apresentou pode já ser realidade. Pelo menos na China. As autoridades do país estão testando um sistema que seria capaz de antecipar crimes a serem cometidos, podendo, obviamente, impedi-los.
De acordo com as informações (não oficiais), o sistema é baseado na combinação de reconhecimento facial e inteligência artificial, e propõe o possível acompanhamento de suspeitos mesmo que eles não possuam histórico policial.
O projeto é desenvolvido pela empresa de reconhecimento facial Cloud Walk, e seu processo consiste em usar câmeras localizadas em estabelecimentos e lugares públicos para obter imagens de quem passa por ali, e analisá-las com um sistema de reconhecimento facial.
Em um primeiro momento não há interesse em identificar quem é cada pessoa, mas sim estabelecer um padrão de seus hábitos. Neste ponto, entra a inteligência artificial: as informações são analisadas por um software e, em caso de algum comportamento suspeito, a polícia é notificada.
Seria um comportamento suspeito, por exemplo, se um mesmo indivíduo fosse visto repetidamente em um local de grande aglomeração de pessoas e, em determinado momento, visitasse um estabelecimento que vende armas ou materiais suspeitos.
Esse sistema já estaria funcionando em mais de 50 cidades da China, embora não há confirmação sobre isso.