Facebook procura nova agência para conta global de US$ 750 milhões
Decisão acompanha movimentos da Coca-Cola e da Unilever e tenta manter futuro da companhia de acordo com mudanças provocadas pela pandemia
O Facebook está atrás de uma nova agência para sua conta global. De acordo com o Campaign US, a rede social começou a rever a direção de suas estratégia de publicidade para o globo, organizando reuniões de pitch com empresas interessadas em assumir os trabalhos da marca que vale atualmente em torno de 750 milhões de dólares, segundo levantamento do Comvergence.
O valor é alto porque engloba o gerenciamento de todos aplicativos e serviços oferecidos pela companhia no mundo, incluindo aí o Instagram, o WhatsApp e o Messenger. As conversas em tese já acontecem com a Mindshare e a Dentsu, com as conversas se estendendo a planejamento de mídia e compra de espaços publicitários – uma questão cara ao Facebook, dado que o Ad Age aponta que este aumentou os gastos na área em até 43% no último ano.
Nenhuma das empresas citadas se pronunciou oficialmente sobre o caso. Atualmente, o Facebook tem suas contas gerenciadas por diferentes agências: enquanto a Ogilvy trabalha com o Instagram, a Wieden+Kennedy lida com o Facebook, a Leo Burnett gerencia o Messenger e a BBDO é responsável pelo WhatsApp; por fim, há a Droga5 por trás dos trabalhos da marca corporativa da companhia. Não se sabe se qualquer uma destas estaria envolvida nas discussões, que miram pelo andar da carruagem uma centralização da operação.
Vale acrescentar que o Facebook não é a única corporação que se pôs a rever o planejamento de publicidade no último ano. Tanto a Coca-Cola quanto a Unilever desde o ano passado vem se reunindo com diferentes agências no interesse de promover mudanças na área, no que é visto no mercado como uma consequência direta da pandemia e as quebras drásticas no comportamento do público geradas por esta.