O ponto de partida foi um número: 241.095 crianças são vítimas de abuso todo dia (no Brasil, 15 crianças são vítimas de violência a cada hora, segundo a matéria do Fantástico de ontem).
Diante desse fato, no dia internacional da prevenção contra o abuso infantil, a organização francesa Innocence En Danger publicou um jornal global, o The Daily Abuse. Um jornal diferente formado por 48 páginas e 170 artigos formados por apenas nomes de crianças já abusadas pelo mundo. Uma forma de quantificar o tamanho do estrago dessa triste realidade. E a cada final de artigo, uma frase de impacto.
O assunto é triste e indigesto. E o que podia ser sensacionalista, vira uma ação sensacional e grandiosa de conscientização (ainda por cima sem nenhuma relação com doações em dinheiro).
O que importa é parar para refletir e aumentar a percepção desse problema gigantesco.
O final dessa história não podia ser outro a não ser números: o jornal foi publicado em 09 idiomas diferentes, em 23 grandes cidades pelo mundo, 720.000 de tiragem e mais de 1.000.000 de leitores. Uma ação de verdade, com uma proporção de verdade.