Como a Gatorade te fez acreditar que é bom beber 8 copos de água por dia
Décadas de marketing ruim e pesquisas pouco legítimas arrastaram essa ideia
A série “Adam Ruins Everything” tem um histórico de desbancar grandes mitos e mostrar como grandes marcas influenciaram comportamentos que levamos até hoje. No episódio de videogames, por exemplo, Adam mostrou como a Nintendo contribuiu fortemente para os games serem hoje majoritariamente direcionados ao público masculino. Agora foi a vez de irem atrás da Gatorade – e do mito de que se você não beber 8 copos de água por dia, vai ficar desidratado.
No clipe acima, parte do episódio dessa semana, vemos como uma forte campanha da empresa no passado fez com que a desidratação passasse a ser algo muito temido – tudo, claro, para que eles vendessem garrafas e mais garrafas dos seus isotônicos. Eles até criaram um instituto para patrocinar estudos que provavam exatamente o que queriam – quem diria, certo?
Atualmente as campanhas de marketing da Gatorade são mais brandas e não focam tanto na potencial desidratação. E elas são até bem criativas, como você pode ver aqui na lista das quais publicamos. Mas o estrago de décadas de péssimas campanhas já está feito: ainda hoje tem muita gente que acredita que você deve beber 8 copos d’água por dia – até quando não está com sede.