"Clube de publicidade antipublicidade" paga usuários do TikTok que fizerem sucesso com sons críticos ao capitalismo

“Clube de publicidade antipublicidade” paga usuários do TikTok que fizerem sucesso com sons críticos ao capitalismo

"Anti Ad Ad Club" promove pagamentos de até 20 mil dólares a quem publicar vídeos na plataforma falando mal de empresas como a Tesla, o Facebook e o próprio TikTok

por Pedro Strazza
tiktokmschf

É fato comum que a forma mais eficiente de se fazer dinheiro nas redes sociais hoje é apelando para os bons e velhos posts patrocinados, com marcas financiando fotos, vídeos e tweets de influenciadores em busca daquele palco digital que eles tocam diariamente. Até mesmo o TikTok está sendo envolvido nesta lógica, com empresas já apelando para a seção de sons da plataforma para bombar seus produtos na rede social.

Mas enquanto essas estratégias geralmente envolvem a divulgação e compra de itens, o que aconteceria se alguém apelasse a ela para justamente criticar o sistema? Este é o ponto do “Anti Ad Ad Club”, novo projeto do MSCHF que literalmente está recompensando usuários que “explodirem” no TikTok com sons que criticam grandes conglomerados da indústria.

A premissa é bastante simples e permite a qualquer um que ganhe dinheiro em cima do projeto. O site oficial do “clube” conta com nove sons que satirizam diretamente empresas de diferentes áreas e podem ser “replicados” no TikTok, e quem obtiver determinadas taxas de visualizações dentro da plataforma poderá se candidatar a receber os montantes correspondentes oferecidos pelo MSCHF via PayPal. As ofertas de pagamento variam de US$ 10 a US$ 20 mil, com as recompensas maiores tendo limite de um “influenciador” por conquista – até porque a empresa não é nenhuma Netflix que pode arcar com uma dívida de bilhões.

“Posts patrocinados são um mal vergonhoso e onipresente das redes sociais, um paradigma de conteúdo que se levante inexoravelmente das condições básicas do mundo: marcas querem aparecer ao público a qualquer custo, e o jovens nas redes sociais tem audiência” escreve a MSCHF no manifesto oficial da campanha, onde define o “clube de propaganda antipropaganda” como um espaço “dedicado a reverter o fluxo de economia de atenção pelo mesmo funil que ele é fornecido”: “Se o desejo de todo usuário é se vender, nós ficamos felizes em permitir este impulso se significa que nós podemos bater nas companhias que providenciam o dinheiro”.

A parte mais legal são os áudios envolvidos na ação, porém. Cada empresa citada é criticada de forma direta no áudio por um caso problemático recente, incluindo o próprio TikTok (por eliminar do algoritmo pessoas que não se adequam aos perfis de beleza), a Fashion Nova (por utilizar design de terceiros sem o devido pagamento), a Amazon (por violações dos direitos humanos e sabotagem de uniões trabalhistas), a NFL (por seguir em frente com o torneio no meio da pandemia mesmo com casos de coronavírus entre os jogadores), a Tesla (por não fornecer plano de saúde a funcionários e também sabotar sindicatos), a Comcast (por “só ser babaca”, segundo a ação), o Facebook (por todas as questões envolvendo discursos de ódio e desinformação), a Purdue (por lucrar com a crise de opioides nos EUA) e a Palantir (por fornecer informações privadas às forças policiais norte-americanas).

De acordo com a MSCHF, o projeto seguirá no ar por algum tempo mas não eternamente, incentivando que o público “poste rápido” seus vídeos no TikTok para ter tempo de acumular o número de visualizações necessário para garantir a grana – que é providenciado dos mesmos fundos financeiros que viabilizaram o “streaming pirata” da companhia e a recriação de “The Office” no Slack.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
icone de linkCopiar link