Ego: Um grave sintoma na publicidade

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por Saulo Mileti
Ego: Um grave sintoma na publicidade

Humildade não é questão de educação, mas fruto da consciência de que ainda há muito para aprender. E se você pensar um pouco, perceberá que as pessoas mais extraordinárias que já conheceu – capazes de reconhecer seu próprio talento sem arrotar isso na sua cara – não eram egocêntricas.

Ahn, o ego: um dos maiores inimigos do homem?

Sempre acreditei que (de certa forma) criar faz parte de um processo no qual você analisa e amadurece tudo aquilo que seu radar captou, desenvolvendo conexões, inserindo peças que faltam naquele puzzle e apresentando um resultado num contexto proprietário: o seu jeito de enxergar / defender / representar um determinado assunto. Por isso é tão importante refinar seus sentidos, procurando por coisas novas, sem deixar para trás as coisas velhas.

Isso faz com que este mercado seja único. Um dos poucos que refina todos os seus sentidos e te dá possibilidades únicas, capazes de transformar uma fabriqueta de quintal em uma multinacional com meia dúzia de campanhas inteligentes.

Mas esse é um processo muito perigoso. Onde alguns perdem o senso e começam a se enxergar com superioridade perante outros. Seja por ter visto mais, viajado mais ou até mesmo por ganhar melhor, depois de (quiçá?) revolucionar uma ou duas fabriquetas. E infelizmente a maior parte das pessoas que trabalham (ou já trabalharam) em uma agência já levaram coice de gente assim.

Leio muitas críticas sobre a qualidade (ou a falta de) das campanhas de hoje em dia. E é bem verdade que existem idéias de merda forrando os intervalos das novelas. Mas também temos boas sacadas por aí, e isso DEVE ser reconhecido. Por isso, para mim essa é uma questão pequena se comparada ao egocentrísmo de alguns criativos, que preferem rir e satirizar as idéias dos outros, insistindo na “fórmula-x” que… segundo eles, é a genial.

Gente que se preocupa mais em mostrar onde joga golfe, qual carro dirige e qual câmera fotográfica comprou na última viagem pra gringolândia. E se esquecem da coisa mais importante que um criador de histórias deve saber: todo mundo – de um mendigo até um astronauta – tem algo para compartilhar.

E não se trata de ter ou não ter: acho fundamental o reconhecimento do sucesso de gente competente. Pelo carro, pela salinha de vidro, pelo passaporte cheio de carimbos ou pela carteira de couro fiorentino. Todos buscam seu espólio. Mas não é necessário usar isso como badges, para mostrar para o mundo o “quão fodão se é” e moer a idéia dos seus parceiros de trabalho. :)

Lembro que há uns anos fui discutir um job na casa do meu diretor de criação. Em um determinado momento ele abriu o armário do escritório para pegar o caderno e eu acabei vendo dúzias de troféus, literalmente largados ali. Óbvio que questionei a razão daquilo ficar jogado lá ao invés de exposto na agência. A resposta? “- Não quero ser reconhecido por vocês pelas aparências, mas pela qualidade do meu trabalho.”

Got it? Menos gogó. Mais pau na mesa. :)

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