Arma de radiofrequência pode derrubar drones a até 2 km de distância
A DroneGun é a arma anti-drones mais segura
O aumento de uso de drones trouxe um problema: fica cada vez mais complicado tirá-los do ar caso invadam um local. Existem alguns equipamentos que permitem isso, mas é necessário estar relativamente perto do alvo – e os problemas aumentam caso o equipamento seja explosivo. Esse cenário mudou por conta da DroneShield. Veja o vídeo acima.
A empresa anunciou essa semana o DroneGun, que basicamente emite sinais fortes o suficiente para desabilitar várias das funções do drone, incluindo sinais de GPS e GLONASS. A arma pode alcançar drones voando distâncias de até aproximadamente 2 km.
Por usar radiofrequência, a arma da DroneShield não destrói os drones, ao contrário da maioria dos concorrentes. Ele somente os força a pousar imediatamente ou retornar ao seu ponto de decolagem. Dessa forma é possível até encontrar os pilotos do drone.
O DroneGun pesa por volta de 6kg e não precisa de treinamento específico para ser manuseado. Ele ainda não possui certificado para uso, então tecnicamente ainda é um produto ilegal.