Trump exige no Twitter que NY Times revele fonte usada em reportagem e gera outro impasse com imprensa dos EUA
Exigência do presidente feita via Twitter fere a Constituição americana, que garante o direito dos jornalistas de protegerem suas fontes
Donald Trump segue querendo se impor vergonhosamente sobre a imprensa dos Estados Unidos. O presidente agora está exigindo que o jornal The New York Times revele quem é o funcionário do governo usado como fonte anônima em uma reportagem da publicação.
Mais uma vez usando o Twitter como “ferramenta presidencial”, primeiro Trump duvida que a fonte é real. Depois, alegando ser uma questão de segurança nacional, pede que o jornal entregue o Oficial de Administração usado como fonte.
Does the so-called “Senior Administration Official” really exist, or is it just the Failing New York Times with another phony source? If the GUTLESS anonymous person does indeed exist, the Times must, for National Security purposes, turn him/her over to government at once!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) September 5, 2018
A notícia em questão é um editorial escrito por “um alto funcionário do governo Trump, cuja identidade é conhecida por nós [o jornal] e cujo trabalho seria comprometido por sua divulgação”, segundo o Times. No editorial, o funcionário revela que há uma resistência na Casa Branca trabalhando para salvar o país dos piores impulsos de Trump.
Em um trecho do texto, o funcionário explica como essa frente “segura Trump” funciona:
“Para ser claro, não somos a popular “resistência” da esquerda. Nós queremos que a administração tenha sucesso e achamos que muitas de suas políticas já tornaram a América mais segura e próspera.
Mas acreditamos que nosso primeiro dever é com esse país, e o presidente continua a agir de maneira prejudicial à saúde de nossa república.
É por isso que muitos nomeados por Trump prometeram fazer o que pudermos para preservar nossas instituições democráticas enquanto frustram os impulsos mais mal orientados de Trump, até que ele esteja fora do comando.”
O autor continua falando sobre a “amoralidade” de Trump ser a raiz do problema e chama os impulsos do presidente de “antidemocráticos”. O texto completo pode ser conferido aqui.
A exigência de Trump na revelação da fonte pelo jornal fere a Constituição americana, que garante o direito dos jornalistas de protegerem suas fontes.
Até o momento, o NYT não fez nenhuma indicação de que vai atender as exigências do presidente.