Base de dados visual comprova o quão original você NÃO é no Instagram
Criado à partir de milhares de fotos tiradas em Paris, Multiplicity mostra como a criatividade na rede social pode ser um conceito muito relativo
Aqui no B9 a gente já reportou há um tempo sobre o Instravel, um vídeo de pouco mais de dois minutos que mostrava o quão clichê as pessoas podiam ser sem perceber ao documentar suas fotos de viagem no Instagram. De clássicos manjados como pessoas “impedindo” que a Torre de Pisa caísse a poses conceituais modernas como a sentada na estrada da Rota 66, as pessoas estão sempre repetindo umas as outras nestes retratos divertidos ou profundos feitos durante suas andanças pelo globo.
Uma recém-criada base de dados visual, porém, está disposta a mostrar que não é só nas férias que as pessoas caem nos clichês na hora de botar em ação seu lado fotógrafo. Projetada pelo pesquisador e artista alemão Moritz Stefaner, o Multiplicity usa milhares de fotos publicadas na rede social de fotos do Facebook em Paris para construir gigantescos mapas de imagens com um único propósito: identificar os padrões imagéticos usados pelos visitantes e habitantes parisienses na hora de registrar a cidade. A instalação foi construída para a exibição 123 Data, evento de design que começou no último dia 4 e acontece até o dia 6 de outubro na capital da França.
Para desenvolver o Multiplicity, Stefaner coletou a princípio 25.000 imagens das 6,2 milhões publicadas com a geo-localização de Paris na plataforma para alimentar uma rede neural que ele mesmo construiu. À partir destes dados, a rede procurou padrões nas fotos e criou diferentes nuvens de publicações com os resultados obtidos, constituindo um painel gigantesco dotado de ferramentas de zoom e capaz de anular qualquer traço de criatividade que você achava que tinha ao publicar aquela foto conceitual do seu sorvete artesanal no Instagram.
Estas nuvens constituem de fato imagens deprimentes para qualquer usuário frenético e típico da rede social. Guiando-se por um console instalado na exposição, o espectador pode navegar por temas com dezenas de fotos idênticas, desde registros de pessoas fazendo poses engraçadinhas e da roda-gigante da cidade até a imagem de uma grande e famosa pintura de Monet na Orangerie (um lugar onde curiosamente é proibido fotografar). Confira alguns destes resultados abaixo e o vídeo com o funcionamento do Multiplicity acima.
Para quem se interessou em ter o seu perfil “criativo” no Instagram arrasado pela obra de Stefaner, a instalação fica na 123 Data até o dia 6 de outubro, quando a exposição encerra seus trabalhos em Paris.