Na China, passageiros de metrô podem pagar bilhetes através de reconhecimento facial
Tecnologia, que já é amplamente utilizada no país pela polícia, agora estreia num sistema especial para os metrôs
As estações de metrô chinesas agora permitem que os passageiros paguem os bilhetes através do reconhecimento facial. A tecnologia, que já é amplamente utilizada no país pela polícia, agora estreia um sistema especial para os metrôs.
De acordo um relatório do South China Morning Post, o sistema de metrô na cidade de Shenzhen, no sul do país, começou a usar a tecnologia de reconhecimento facial para permitir que pessoas com mais de 60 anos se registrem para passeios gratuitos de metrô. Outras cidades como Jinan, Xangai, Qingdao, Nanjing e Nanning estão atualmente experimentando esse sistema.
A tecnologia foi implantada em 18 estações com 28 máquinas de portão automático e 60 processadores de bilhetes de autoatendimento. O projeto foi desenvolvido pela empresa chinesa Tencent, que também opera parcialmente os metrôs em Shenzhen. A empresa planeja estender o bilhete gratuito para outros grupos de pessoas, incluindo veteranos do exército.
Vale lembrar que pagar por bens e serviços através do reconhecimento facial não é exatamente novidade. De acordo com um relatório do Wall Street Journal, os dois gigantes da China – Alipay e WeChat – estão correndo para instalar quiosques que ajudam os clientes a pagar através da tecnologia. Aplicativos de empréstimos menores, como Money Station, também já usam o recurso para verificar os solicitantes de empréstimos.