Bill Gates vai investir US$ 150 milhões em vacinas contra Covid-19 em países subdesenvolvidos
Investimento será usado na fabricação de 100 milhões de doses de potenciais vacinas que serão distribuídas especialmente em países vulneráveis
Bill Gates, através da The Bill & Melinda Gates Foundation, anunciou o investimento de US$ 150 milhões na fabricação de 100 milhões de doses de potenciais vacinas contra a Covid-19, que serão distribuídas especialmente em países subdesenvolvidos.
A fundação, em parceria com o Serum Institute of India e a organização Gavi, garante que pode produzir tal volume das vacinas, assim que as mesmas sejam aprovadas pela regulamentação. O objetivo é fornecer doses para 92 países considerados vulneráveis em todo o mundo.
“Os pesquisadores estão fazendo um bom progresso no desenvolvimento de vacinas seguras e eficazes para a Covid-19”, diz Gates. “Mas garantir que todos tenham acesso a elas, o mais rápido possível, exigirá uma enorme capacidade de fabricação e uma rede de distribuição global”, completa.
Um comunicado de imprensa associado ao anúncio listou as possíveis vacinas produzidas pela AstraZeneca e pela Novavax como as candidatas a receberem o financiamento.
A Gates Foundation, junto com a Gavi e o SII, já estão trabalhando juntas para fornecer 2 bilhões de doses de vacina Covid-19 globalmente até o final de 2021.