Diversa Beleza: Grupo Boticário vai excluir termos "normal" e "perfeito" dos produtos para privilegiar diversidade

Diversa Beleza: Grupo Boticário vai excluir termos “normal” e “perfeito” dos produtos para privilegiar diversidade

Decisão faz parte de reorganização da comunicação das marcas da empresa para combater estereótipos do mercado de beleza

por Pedro Strazza
Imagem Diversa Beleza (1)
Imagem: Divulgação

O Grupo Boticário anunciou nesta segunda-feira (24) a criação do Diversa Beleza, movimento que vai buscar combater estereótipos do mercado de beleza e da publicidade voltada ao segmento. Válido para todo o portfólio de marcas da companhia, que inclui O Boticário, Quem Disse, Berenice?, Eudora, Vult, O.U.I. e a Australian Gold, o projeto entre outras medidas marca a remoção de termos que impõem padrões em todos os produtos vendidos pela fabricante até o começo de 2024. Em outras palavras, os termos “perfeito” e “normal” estão sendo oficialmente retirados dos rótulos de todos os itens do grupo.

A iniciativa faz parte da jornada do Grupo Boticário para reforçar o ESG (environmental, social and corporate governance) de sua empresa, o qual persegue ativamente desde o início de 2021, quando lançou uma carta com 16 compromissos para o futuro. Dentro disso, a reestruturação da comunicação acontece para melhor contemplar a diversidade e impedir a formulação de padrões estéticos entre seus clientes. “Acreditamos muito na potência do movimento e da importância de debatermos e questionarmos os estereótipos de beleza”, explica Renata Gomide, diretora executiva de marketing da companhia; “A retirada fortalece a nossa trajetória acerca da diversidade até aqui e, mais do que isso, aponta o caminho que queremos percorrer em direção ao futuro”.

Não é a primeira vez que o grupo trabalha com uma reformulação do tipo, vale notar. Em 2020, o Grupo Boticário já havia eliminado o termo “clareamento” de sua comunicação por conta das questões racistas envolvidas no seu uso.

Além dos esforços de comunicação, a empresa também firmou parceria com a consultoria 65|10 para lançar a terceira edição do Mulheres (In)Visíveis, banco de imagens que busca contemplar a diversidade de tipos de pele para além dos tons. A intenção, segundo Gomide, é dar protagonismo a condições como acne e melasma e falar sobre amor e aceitação no processo: “Sabemos do nosso papel frente ao mercado de beleza e queremos, cada vez mais, representar uma beleza livre de estereótipos por meio de nossas marcas, campanhas e ações. Queremos incentivar o autocuidado e o autoconhecimento em busca de um bem-estar feminino, que celebre não apenas a singularidade de cada uma, mas todos os atributos que não dizem respeito à aparência”.

O banco de imagens será produzido pela fotógrafa cearense Karla Brights e conta com envolvimento da produtora Silva, previsto para ser lançado em março deste ano com 50 peças disponíveis para download.

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