Facebook vai criar assinatura para fãs de criadores de conteúdo
Ferramenta se assemelha muito ao que é feito pelo Patreon, por exemplo
Com o objetivo de manter os criadores de conteúdo em seu site, o Facebook anunciou que está criando algumas novas funcionalidades. Entre as novidades, há a possibilidade do público apoiar os projetos dos criadores de conteúdo com assinaturas mensais. Como recompensa, os fãs receberão conteúdo exclusivo, bem como um “emblema” que sinaliza que são fãs “apoiadores”. Esse “emblema” também pode ser conquistado baseado em o quanto os usuários comentam, compartilham, reagem ou assistem ao conteúdo dos criadores.
Além dessa nova ferramenta de patrocínio, o Facebook também facilitará para marcas patrocinarem os trabalhos dos criadores de conteúdo. A rede social de Mark Zuckerberg diz que criadores poderão criar um portfólio destacando as áreas de maior domínio, enquanto os patrocinadores poderão procurar os criadores para colaborar com campanhas de suas marcas. Todas essas novidades estão em fase de testes e, por ora, não estão disponíveis para o uso.
Novidades ressaltam tentativa de domínio do Facebook
Nos últimos anos, o Facebook diminuiu consideravelmente o alcance de links e expandiu a divulgação de fotos e, principalmente, vídeos. O objetivo é que a rede de Zuckerberg tenha domínio sobre as diferentes formas de interação com o usuário. Com o investimento em vídeos e monetização, o Facebook bate de frente diretamente com plataformas como o YouTube e o Twitch, e a tendência é vermos cada vez mais conteúdo exclusivo fora dessas duas redes.
Com um formato muito similar ao do Patreon, que oferece recompensas personalizadas em troca de patrocínio, a nova ferramenta do Facebook permitirá que os seguidores e fãs de criadores de conteúdo mantenham seu apoio financeiro (já existente em plataformas como, além do Patreon, Catarse e Apoia-se) sem a necessidade de acessar outro site que não seja o próprio Facebook, algo que facilita o domínio da rede por manter o usuário por mais tempo conectado.