Pepsi processa fazendeiros indianos por plantarem suas batatas
Trabalhadores estariam infringindo direitos de exclusividade da empresa sobre os alimentos
Surpreendeu a todos a notícia de que a PepsiCo estaria processando um grupo de fazendeiros indianos por… plantar batatas. Apesar de ser um dos grandes nomes do mercado de refrigerantes, a PepsiCo também é uma importante figura no mercado de batatas, sendo dona por exemplo da marca Lays.
O processo ocorre pois os indianos estão produzindo as batatas “registradas” pela empresa americana. Esse registro consiste, basicamente, em uma posse de direitos de uso de um tipo específico de batata. A PepsiCo autoriza somente um seleto grupo de fazendeiros a plantar esse modelo. Os quatro fazendeiros processados, porém, não estão entre esse seleto grupo, e por isso estão sendo processados, como reportou a CNN.
“A PepsiCo é a maior compradora de batatas da Índia e figura entre as primeiras empresas a trabalhar com milhares de fazendeiros locais para crescer um modelo específico de batata.” escreve a empresa em uma declaração oficial sobre o caso; “Neste caso, nós recorremos judicialmente contra pessoas que estavam ilegalmente negociando as batatas que estão sob nosso registro”.
Um grupo de advogados está representando os fazendeiros indianos. De acordo com eles, a ação da PepsiCo é parte de um processo de sufocamento feito pelas grandes corporações contra os fazendeiros que trabalham por subsistência. Os defensores também afirmam que seus clientes não sabiam do registro de direitos sobre o método de produção, o que os inocentaria.
Após a repercussão do caso, foi divulgado que a PepsiCo chegou a um acordo com os fazendeiros. A empresa ofereceu um projeto para qualificar os produtores para integrar o modelo de produção da empresa, melhorando sua metodologia e trabalhando em ambientes mais propícios para a plantação. Caso eles aceitem, eles se tornarão parceiros de produção da PepsiCo. A alternativa é eles deixarem de produzir as batatas que estão sob domínio da empresa.