Copo de café de “Game of Thrones” rendeu mais de 2 bilhões de dólares em mídia espontânea ao Starbucks
E o copo infame nem era da empresa...
Desde o último domingo as redes sociais só conseguem falar em um assunto aparentemente: o copo de café de “Game of Thrones”. Em meio à adrenalina e revolta com os acontecimentos da reta final da série, o último episódio acabou bombando na internet graças a um erro bobo da produção que fez com que Daenerys Targaryen celebrasse a vitória da Batalha de Winterfell com um cafézinho.
Alguns memes, pedidos de desculpas e ajustes depois, a verdade é que a situação ganhou tamanha proporção que acabou beneficiando bastante… o Starbucks. Nestes três dias posteriores à implosão do caso, a rede de cafés aparentemente conquistou cerca de 2,3 bilhões de dólares em mídia espontânea graças à participação especial do copo. É bom lembrar, o copinho nem era da marca e sim do próprio serviço de alimentação da HBO, mas isso não impediu que o caso fosse atribuído à empresa a ponto do próprio Google criar uma caixinha de informações gerais sobre o assunto no buscador com a tag “Daenerys Starbucks” (é sério, busque estes termos agora no site).
O cálculo é da Hollywood Branded, consultoria estadunidense de marketing que também afirma que o blooper inesperado também rendeu cerca de 10627 menções ao Starbucks atreladas à série em todo o mundo, fosse na internet, no rádio ou na televisão.
“Esta é uma colisão de oportunidade única para o Starbucks.” afirma a CEO da Hollywood Branded Stacy Jones à CNBC sobre o caso, o qual ela também confirma que o estudo da consultoria é apenas “a ponta do iceberg” do tanto de marketing que a série rendeu à empresa. É tão verdade que a plataforma de monitoramento de redes sociais Talkwalker vai além dos números de menções da consultoria e declara que só nas redes sociais e blogs o número de vezes que as duas marcas foi de mais de 193 mil.
Embora surpreendente, números assim são esperados se considerar a imensa popularidade do programa hoje. Em meio a todo o hype da última temporada, “Game of Thrones” vem atraindo uma audiência de mais de dez milhões nesta reta final, o que para especialistas significa que um eventual product placement na série custaria um valor da casa dos seis dígitos.
Considerando que o caso foi um acidente e nem envolveu um copo da marca: ai.