Google Podcasts anuncia novo design e lançamento do aplicativo para iOS
Algoritmo de recomendação e possibilidade de sincronização são os grandes destaques da atualização, que ainda inclui versão do app para a web
O Google anunciou nesta quarta-feira (25) uma série de novidades para seu aplicativo de podcasts, o Google Podcasts, que envolve além do esperado lançamento do produto para o iOS o debute de um novo design da plataforma. A atualização deve ser disponibilizada aos usuários do Android no próximo fim de semana, mas a versão para quem usa o serviço operacional da Apple já está disponível.
O novo visual inclui uma quantidade de ferramentas inéditas para o app, que busca melhorar sua posição na competição com as plataformas da Apple e do Spotify no meio. A página inicial, por exemplo, aumentou o foco nos programas que o usuário assina, oferecendo mais links de download, execução e adição à fila de episódios novos. Seções de descoberta e recomendações foram redirecionadas à página “Explore”, enquanto isso, e o Google criou para o aplicativo a aba “Activity” para o usuário customizar sua experiência com podcasts – incluindo aí histórico, episódios baixados e assinaturas.
A grande novidade do app, porém, é a inserção de um novo algoritmo, que vai automaticamente notificar e baixar novos episódios dos podcasts acompanhados quando estes forem liberados, além de recomendar outros programas que podem vir a ser de interesse ao usuário – bem nos moldes do “Seus Podcasts do Dia” do Spotify.
O Google também confirmou o relançamento da versão web do aplicativo, que agora vai contar com suporte de assinaturas e (enfim) a permissão de sincronizar o progresso do usuário no episódio entre diferentes aparelhos, permitindo assim que se continue ouvindo o programa ao trocar a escuta do celular para o computador, por exemplo.