Apesar de adiada para 2021, Olimpíadas de Tóquio vão manter ano de 2020 na marca

Apesar de adiada para 2021, Olimpíadas de Tóquio vão manter ano de 2020 na marca

Organização e governo japonês justificam decisão com a tradição dos Jogos ocorrerem em anos pares, mas mudança também afetaria orçamento do evento

por Pedro Strazza
57ed2ee2b0ef97f0288b8bc9

As Olimpíadas recentemente anunciaram a decisão histórica de adiar a realização da edição de 2020 em um ano devido à pandemia do coronavírus, mas em meio ao caos da reorganização completa do calendário esportivo dos próximos meses algumas outras questões paralelas começam a virar dor de cabeça para o Comitê Olímpico Internacional. A magnitude de um ato importante de adiar os Jogos é explícita e isso afeta todos os campos tocados pelo evento – incluindo seu branding, que no fim das contas vai manter o ano original mesmo em 2021.

A informação vem da própria governadora de Tóquio, Yuriko Koike, que disse em entrevista a uma TV japonesa que a proposta foi validada já na reunião que decidiu o adiamento dos Jogos, realizada entre o presidente do COI Thomas Bach e o atual primeiro ministro do Japão, Shinzo Abe. De acordo com o Wall Street Journal, a justificativa principal dada por Koike é que “Um número ímpar está fora de cogitação”, em referência à longa tradição das Olimpíadas serem realizadas em anos pares.

Embora não seja citada, há também uma óbvia razão financeira envolvida na decisão de manter o ano “2020” na identidade visual oficial dos Jogos. Lançado em 2015, o logo é usado não apenas pelo mercado como pelo próprio governo japonês para promover a edição há cinco anos, o que significa que gastos muitos altos já foram realizados para haver ajustes de última hora. O marketing das Olimpíadas de Tóquio atualmente se encontra na casa do 1,2 bilhão de dólares e inclui produtos como uma barra de ouro com o logo.

Para tornar a situação mais inviável, o Design Taxi confirma que o branding “Tokyo 2021” já foi registrado por um importante evento de artes local, o que poderia disparar um problema jurídico e tanto de conflito de copyright.

O lado positivo da questão é que, ao evitar mudanças de última hora no branding, o COI impede a deflagração de uma “corrida pelo ouro” em sites de venda sobre itens oficiais “ultrapassados”. É um problema que já foi enfrentado por eventos como as finais do beisebol estadunidense de 1994 (que foi cancelada devido a uma greve dos jogadores) e a maratona de Nova York de 2012, cuja realização foi suspensa em virtude do furação Sandy – nos dois casos, produtos oficiais da organização são vendidos a pesos de ouro em casas de leilão.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
icone de linkCopiar link