Enquanto Cannes anuncia "seleção" em junho, Netflix vai pular circuito de festivais este ano

Enquanto Cannes anuncia “seleção” em junho, Netflix vai pular circuito de festivais este ano

Filmes de David Fincher, Charlie Kaufman e Ron Howard vão seguir exemplo de "Destacamento Blood" de Spike Lee e sair direto no streaming

por Pedro Strazza
cover-netflix10

Entre outras (tantas) coisas, o impacto do coronavírus no globo gerou uma paralisação quase que total na indústria do audiovisual, incluindo não apenas o congelamento pleno da distribuição nos cinemas como a suspensão de diversos festivais, incluindo eventos gigantes como o SXSW, Locarno e Cannes. Com o primeiro semestre inteiro perdido, o circuito e os principais envolvidos começam a preparar planos sobre como proceder para salvar o resto do ano para o meio – e cada um tem uma resolução diferente e contraditória com a próxima, é claro.

O Festival de Cannes, por exemplo, já anunciou que no próximo dia 3 de junho deve colocar na rua o seu projeto de “seleção oficial” para destacar ao circuito produções que estavam previstas para participar da edição deste ano do evento e impulsionar assim a atenção midiática em torno dos projetos. De acordo com a Variety, serão 50 títulos anunciados na iniciativa e escolhidos inicialmente para participar da mostra principal e as paralelas Um Certo Olhar e a Semana da Crítica, incluindo o “The French Dispatch” de Wes Anderson, “Comes Morning” de Naomi Kawase, o “Another Round” de Thomas Vinterberg, “Ete 85” de François Ozon e o “Memoria” de Apichatpong Weerasethakul.

Há ainda filmes “menores” confirmados para aparecer na lista como “John and the Hole”, “Passion Simple”, “Slalom” e o “Mainstream” de Gia Coppola, com a organização afirmando ter planos de anunciar uma lista mais “equilibrada” entre diretores homens e mulheres. Também existem rumores de que o “On the Rocks” de Sofia Coppola estaria em negociações finais para tomar esse rumo, com interesse evidente da Apple e da A24 em trazer os holofotes para o primeiro fruto de sua parceria.

Todos estes filmes serão oferecidos a outras mostras para serem exibidos em conjunto com Cannes independente de estarem ou não envolvidos em seções competitivas destes – como Toronto, que tinha planos de ser “o festival dos festivais” há um tempo – mas um que já confirmou preferir ficar de fora da negociação é o festival de Veneza. Além de ter confirmado a realização do evento no segundo semestre – mesmo depois de todo o impacto da pandemia no país, com a Itália sendo um dos países que mais sofreu com a doença no início do ano – a organização já negou uma colaboração com o evento francês e inclusive tem buscado “roubar” projetos escolhidos por lá para sua programação. Dentre os projetos originalmente previstos para Cannes e que agora estão em Veneza há “Tre Piani”, do italiano Nanni Moretti, e “DNA”, da francesa Maïwenn.

Há também quem tenha preferido pular por completo o circuito enquanto o cenário de crise na saúde global não se estabilizar. E o principal nome neste plano de negócios é a Netflix, que de acordo com a Indiewire já teria batido o martelo sobre não enviar talentos e filmes a qualquer evento previsto para o resto do ano, mantendo apenas um apoio financeiro estratégico a alguns festivais.

A decisão sem dúvida segue a lógica do anúncio recente de lançar o “Destacamento Blood” de Spike Lee em junho e as medidas recentes anunciadas pelo Oscar e o Globo de Ouro para suas regras de eligibilidade, mas afeta uma porção significativa de projetos altamente esperados. Só entre as produções mais alardeadas há “Mank”, que marca o retorno de David Fincher às telonas depois de seis anos; “I’m Thinking of Ending Things”, o novo filme de Charlie Kaufman; o drama “Ma Rainey’s Black Bottom” estrelado por Viola Davis, Denzel Washington e Chadwick Boseman; e o “White Tiger” de Ramin Bahrani.

Há ainda projetos no estúdio que devem ser adiados de vez para 2021, como o “Blonde” de Andrew Dominik que serve de nova cinebiografia de Marilyn Monroe e talvez seja mirado para a temporada de festivais do ano. É um plano que outras produções fora da Netflix também tem escolhido seguir, em especial os antecipadíssimos “Annette”, de Leos Carax, e “Benedetta”, de Paul Verhoeven.

O problema comum em todos os cenários parece ser mesmo a questão da disponibilidade destes projetos após sua passagem (ou não) pelo circuito de festivais. Com o globo fragmentado perante os diferentes processos de combate à pandemia e a esmagadora maioria dos cinemas ainda fechados, ninguém sabe como estes filmes conseguirão chegar a todo o público, um desafio de distribuição que talvez sintetize boa parte desta parcela da indústria neste momento enquanto outros longa-metragens estão paralisados na fase filmagens ou em sua pós-produção.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
icone de linkCopiar link