Google anuncia pacote de novidades com destaque para Google Pay sem cartão
Novidades falam do novo centro de pesquisa em IA, Google Lens com tradução, número de telefone falar com o Google Assistant e o pagamento via Google Pay sem vínculo a um cartão físico
Em evento hoje, 19/09, na Índia, o Google revelou uma série de novidades em diferentes linhas de seus produtos, incluindo um novo centro de pesquisa em Inteligência Artificial, o Google Lens com tradução para idiomas locais, um número de telefone falar com o Google Assistant e o pagamento via Google Pay sem vínculo a um cartão físico.
Confira os destalhes de cada lançamento da gigante tecnológica:
Google Pay sem cartão físico
Começando por um dos destaques, a empresa anunciou cartões de pagamento via Token no aplicativo Google Pay. Com esse recurso, o usuário pode carregar seu cartão no aplicativo Google Pay e pagar coisas online e offline sem a necessidade de fornecer o número de um cartão físico de débito ou crédito.
O Google afirma que esse método é mais seguro do que usar o cartão físico. Nas próximas semanas, o cartão “tokenizado” estará disponível apenas para usuários na Índia portadores de um cartão Visa. A empresa diz estar trabalhando com MasterCard, RuPay e outros bancos para trazer a novidade a todos os cartões.
Também não ficou claro se o recurso será disponibilizado fora da Índia, mas a expectativa é que sim.
Google Lens como tradutor
Outra novidade interessante revelada pelo Google é o suporte à tradução de idiomas por meio do Google Lens. Focando nos diferentes dialetos indianos, a empresa mostrou que basta o usuário digitalizar um símbolo através do Google Lens e ele mostrará o texto traduzido em Hindi, Tâmil, Marata ou Telugu.
Com esse recurso, você também pode ouvir o texto traduzido, além de poder tocar em qualquer uma das palavras traduzidas para acionar uma pesquisa no Google.
A ferramenta já está disponível para todos os usuários na Índia que usam o Google Lens para Android ou iOS.
O Google disse que os usuários na Índia usam o Lens por mais de meio bilhão de vezes desde que foi lançado no país, há dois anos.
Google Research India – um centro de estudos em Inteligência Artificial
O Google também anunciou a abertura de um centro de pesquisa em IA em Bangalore. O espaço será liderado pelo cientista Dr. Manish Gupta, membro da ACM e professor presidente da Fundação Infosys, na IIIT Bangalore.
Juntamente com Gupta, o Google nomeou o professor Millind Tambe, da Universidade de Harvard, como diretor de IA para o bem-social. Ele trabalhará no uso da IA em áreas como saúde, agricultura e educação.
O centro chamado Google Research India se concentrará em ferramentas que podem ser usadas pelo governo e por entidades privadas. A empresa deseja trabalhar com profissionais locais em diversas áreas como aprendizado de máquina, visão computacional, idiomas, sistemas, entre outras.
Segundo o Google, a intenção do centro é se dividir entre pesquisas fundamentais de IA e o desenvolvimento de soluções para grandes problemas no país como saúde e educação.
Ligações para o Google Assistant
Por fim, o Google está disponibilizando sua assistente para as pessoas na Índia por telefone, o que possibilita o uso da ferramenta sem ter alto-falante inteligente, nem mesmo um smartphone para acessar o serviço.
A empresa fez uma parceria com a operadora de celular Vodafone-India para ativar o recurso no país, que assim como o Assistant em dispositivos conectados, funciona em vários idiomas.
Se você é um usuário da Vodafone-India, na Índia, pode ligar para 000-800-9191-000 e conversar com o Google Assistant em inglês ou hindi.