De olho no TikTok, LEGO lança linha de brinquedos focada em realidade aumentada e produção de vídeos
Previstos para chegar ao mercado no dia 1° de março, linha Vidiyo promete moderação mais presente e possibilidades de edição de vídeos similares à "concorrente" chinesa
A LEGO anunciou nesta terça (26) o Vidiyo, uma nova linha de brinquedos e um serviço digital que permitirá a consumidores criar vídeos de música e dança a partir dos icônicos blocos de montar da marca. Na prática, o novo produto é uma grande reprodução do TikTok com os brinquedos da empresa: as pessoas poderão compartilhar vídeos de realidade aumentada a partir de escaneamento de blocos específicos, que permitem ainda a aplicação de todo tipo de efeito.
Além de buscar criar um ambiente virtual mais seguro para crianças a partir da emulação do aplicativo do momento, o Vidiyo também conta com uma parceria com a Universal Music Group que permite que os usuários usem o amplo catálogo da gravadora para compor seus vídeos – enquanto os artistas ganham em cima, claro. A LEGO também garante que todo conteúdo postado terá que ser aprovado por um teste de moderação, já garantindo que conteúdos que disponibilizam informações de qualquer porte serão bloqueados de pronto.
O funcionamento do aplicativo é simples. Para criar um vídeo, o usuário tem que selecionar primeiro uma canção e escanear um conjunto padrão que envolve uma miniatura da linha à frente de um “quadro” de tijolos com designs reconhecíveis pelo escaneador. É só a partir daí que a pessoa vai poder gravar um vídeo com os materiais, podendo editar à vontade depois para inserir quaisquer efeitos liberados pelo escaneamento. O vídeo acima dá mais detalhes da operação.
Ainda não há detalhes sobre preços ou quais (e como) serão os primeiros produtos da linha, mas a LEGO já garantiu que os primeiros itens da Vidiyo chegam às lojas a partir do dia 1° de março.