Gente Conversa #21: Conceito aponta para uma sociedade mais consciente que prioriza consumir de marcas engajadas e que sejam efetivas em prol das causas que defendem
Globalmente 94% dos consumidores declaram que é importante para uma empresa ter um propósito forte e bem desenhado. Contudo, essa discussão já é antiga, pois o mundo já está na era do pós-propósito. E o que é isso? Agora a questão não está mais no discurso, mas na ação efetiva. O tema é tão relevante que o novo episódio de Gente Conversa, comandado por Ju Wallauer, recebe à mesa Gabriela Soares, Diretora de Estratégia da Talent Marcel, Herbert Zeizer, Head de Bens de Consumo da Globo, e Viviane Pepe, Diretora de Comunicação Avon.
Em um contexto de muitas urgências e poucas soluções, o que fazer em tempos de pandemia para ajudar a mudar o cenário? Quando se escolhe gastar seu dinheiro em uma marca, espera-se receber mais do que apenas um bom produto. Por isso, cada vez mais se amplia o conceito de consumidores e cidadãos. Isso ocorre quando há um pouco mais de responsabilidade com a sociedade e com o planeta.
Para Herbert Zeizer essa evolução da sociedade não foi linear: “Vamos fazendo a composição e nesse zigue zague consigo identificar uma evolução da sociedade nessa direção de consumir produtos de forma mais consciente. O consumidor está mais exigente, com mais disponibilidade para escolher”, explica.
E foi a pandemia que acelerou algumas dessas preocupações. Com a população em casa, muitos valores foram ressignificados. “A ideia do propósito é antiga, vem de uns 10 anos atrás quando as corporações voltaram para seus negócios tentando entender o que poderiam gerar de valor para a sociedade. O que ocorre de novo é o amadurecimento desse conceito. Não é mais sobre falar o que faz, mas sim sobre fazer, o que de fato eu faço para mostrar esse compromisso. E antes da pandemia isso era uma tendência apenas. E a pandemia virou urgência. As pessoas não esperam mais das marcas, elas exigem. E se não fazem, elas boicotam”, analisa Gabriela Soares.
Para a diretora de comunicação da Avon, Viviane Pepe, a pandemia evidenciou muitas questões que já existiam em relação ao comportamento e ao consumo. “A própria conexão que as pessoas têm com as marcas, a expectativa. É importante que as marcas sejam protagonistas nessas mudanças que o mundo está precisando. As marcas e o mundo inteiro estão sendo cobrados por se conectar com as necessidades do mundo”, aposta Viviane.
Vem ouvir com a gente!
Inovações em comunicação de marca
Uma imersão em como as marcas estão se transformando e mudando a maneira como se comunicam com seu público
Perspectivas para a Black Friday 2022
Novo episódio do podcast Gente Conversa aborda os desafios e as oportunidades que atravessam uma das datas mais importantes do comércio
Vai pagar como?
Novo episódio do podcast Gente Investiga aborda a evolução e o futuro dos meios de pagamento, do débito ao Pix
Cinema que transforma
Gente Conversa aborda a retomada da produção do cinema no Brasil, analisa o mercado audiovisual do país e debate sobre a relação do brasileiro com o conteúdo nacional
O fenômeno do Live Shopping
Gente Investiga analisa o fenômeno do Live Shopping entre outras dinâmicas do comércio online
Mais que 90 minutos
Gente Conversa debate sobre como os diferentes públicos vivem a emoção do futebol e como a tecnologia impacta na experiência do esporte
Na tela do celular
uma imersão sobre o consumo de vídeo no celular e a relação mais ampla entre internet e televisão
Meio ambiente partido
Gente Conversa busca elucidar questões emergentes sobre às mudanças climáticas e dialoga sobre a percepção dos brasileiros sobre o tema
Educação e tecnologia
A tecnologia pode democratizar a educação? Gente Investiga discute o papel da tecnologia no fortalecimento da educação no Brasil
Como o brasileiro envelhece
Maturidade, etarismo, envelhecimento: a longevidade é o tema discutido no 26º episódio do Gente Conversa
Doação e empatia em uma sociedade fragmentada
Gente Investiga debate sobre o papel do brasileiro no fortalecimento da cultura de doação
Sotaques do Brasil
Gente Conversa discute sobre sotaques brasileiros e atuação da publicidade no cenário multicultural do país
Vozes femininas no esporte
Gente Investiga discute o espaço das mulheres no jornalismo esportivo e traz a apresentadora Karine Alves para conversar
A (r)evolução é preta
O novo episódio do podcast fala sobre afrofuturismo, black money e negritude contemporânea
de conversa
sair do raso
transforme sua marca em conversa
conte com o b9
20 anos de pioneirismo digital
Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:
negocios.b9.com.brGente
Comportamento, tendências e consumo
Gente é onde tudo começa. É o ponto de partida. Gente é matéria-prima para criar algo novo e relevante. Uma fonte de conhecimento viva que revela comportamentos, histórias e tendências. É inspiração. Sua próxima grande ideia começa com Gente.
de conversa
sair do raso
transforme sua marca em conversa
conte com o b9
20 anos de pioneirismo digital
Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:
negocios.b9.com.brGlobosat
de conversa
sair do raso
transforme sua marca em conversa
conte com o b9
20 anos de pioneirismo digital
Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:
negocios.b9.com.br