
Uma conexão Globosat
É muito difícil pensar a vida sem internet nos dias de hoje. Os mais jovens, os nativos digitais, podem ter mais facilidade com a tecnologia. Mas e quem não cresceu nesse mundo? Como é ser um imigrante quando o assunto é tecnologia? É esse o tema do “Internet de quem”, o sétimo episódio da série de podcasts “Gente Investiga”. A conversa sobre esse perfil, suas necessidades e comportamento é baseado no estudo “Imigrantes Digitais”, desenvolvido pela Wake Insights e publicado na íntegra aqui na plataforma.
Para falar sobre o tema, o apresentador Tulio Custódio recebe Fabio Amado, especialista em inovação e co-fundador da Wake Insights. O episódio também conta com a participação especial do estudante Alexandre Drabecki, que ficou conhecido nas redes sociais depois de postar no Twitter um tutorial sobre como usar o Whatsapp. “Foi um absurdo porque até pessoas jovens, da minha idade ou um pouquinho mais, não sabiam algumas coisas que estavam no manual, como segurar o áudio e arrastar pra cima, por exemplo.”, explica o jovem.
O podcast começa definindo o perfil geral dos imigrantes digitais. Com a popularização da internet no fim dos anos 90, eles são, em teoria, quem nasceu antes disso. Ou seja, o Brasil tem 100 milhões de imigrantes digitais. “Quando você fala de imigrante, é o cara que tem que sair do país dele da noite para o dia porque estourou uma guerra, por exemplo. Ele sai da cultura dele, da linguagem que tem no dia a dia e é obrigado a aprender tudo do zero. Então quando a gente pega essa galera que teve pouco tempo para aprender e reaprender a fazer alguma coisa só que no meio digital, é muito complexo”, afirma Fábio.
Fabio e Túlio ainda falam sobre outros perfis de comportamento no ambiente digital. O naturalizado, por exemplo, é aquele que se adapta com facilidade às mudanças. Já o colonizador é quem introduziu a tecnologia para os outros, mas agora sente que está sendo ultrapassado. Outro ponto debatido é sobre como as empresas podem ajudar quem ainda não está familiarizado com o digital. “Acho importante ter um pouco de empatia pelas pessoas que estão sendo excluídas”, conta Fábio.
Vem com a gente.

Inovações em comunicação de marca
Uma imersão em como as marcas estão se transformando e mudando a maneira como se comunicam com seu público

Perspectivas para a Black Friday 2022
Novo episódio do podcast Gente Conversa aborda os desafios e as oportunidades que atravessam uma das datas mais importantes do comércio

Vai pagar como?
Novo episódio do podcast Gente Investiga aborda a evolução e o futuro dos meios de pagamento, do débito ao Pix

Cinema que transforma
Gente Conversa aborda a retomada da produção do cinema no Brasil, analisa o mercado audiovisual do país e debate sobre a relação do brasileiro com o conteúdo nacional

O fenômeno do Live Shopping
Gente Investiga analisa o fenômeno do Live Shopping entre outras dinâmicas do comércio online

Mais que 90 minutos
Gente Conversa debate sobre como os diferentes públicos vivem a emoção do futebol e como a tecnologia impacta na experiência do esporte

Na tela do celular
uma imersão sobre o consumo de vídeo no celular e a relação mais ampla entre internet e televisão

Meio ambiente partido
Gente Conversa busca elucidar questões emergentes sobre às mudanças climáticas e dialoga sobre a percepção dos brasileiros sobre o tema

Educação e tecnologia
A tecnologia pode democratizar a educação? Gente Investiga discute o papel da tecnologia no fortalecimento da educação no Brasil

Como o brasileiro envelhece
Maturidade, etarismo, envelhecimento: a longevidade é o tema discutido no 26º episódio do Gente Conversa

Doação e empatia em uma sociedade fragmentada
Gente Investiga debate sobre o papel do brasileiro no fortalecimento da cultura de doação

Sotaques do Brasil
Gente Conversa discute sobre sotaques brasileiros e atuação da publicidade no cenário multicultural do país

Vozes femininas no esporte
Gente Investiga discute o espaço das mulheres no jornalismo esportivo e traz a apresentadora Karine Alves para conversar

A (r)evolução é preta
O novo episódio do podcast fala sobre afrofuturismo, black money e negritude contemporânea
de conversa
sair do raso



transforme sua marca em conversa
conte com o b9
20 anos de pioneirismo digital
Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:
negocios.b9.com.brGente
Comportamento, tendências e consumo
Gente é onde tudo começa. É o ponto de partida. Gente é matéria-prima para criar algo novo e relevante. Uma fonte de conhecimento viva que revela comportamentos, histórias e tendências. É inspiração. Sua próxima grande ideia começa com Gente.
de conversa
sair do raso



transforme sua marca em conversa
conte com o b9
20 anos de pioneirismo digital
Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:
negocios.b9.com.brGlobosat
de conversa
sair do raso



transforme sua marca em conversa
conte com o b9
20 anos de pioneirismo digital
Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:
negocios.b9.com.br