Gente - Olhos de Criança • B9
Logo - Gente

Olhos de Criança

Gente ##09

Ouvir Olhos de Criança no Spotify
Ouvir Olhos de Criança no Google Podcasts
Ouvir Olhos de Criança no Pocket Casts
Capa - Olhos de Criança

Uma conexão Globosat

Como as crianças estão pensando o futuro? O que elas estão fazendo para mudar a sociedade a sua volta e se tornarem agentes transformadores? Essas são algumas perguntas que vão conduzir o nono episódio de Gente Investiga. “Olhos de Criança” é baseado no estudo “Eu criança: presente do futuro”, feito pelo Gloob em parceria com o Coletivo Tsuru e o Quantas.

Apresentado pelo sociólogo Tulio Custódio, o podcast vai receber Mariana Loducca Kok, mãe, psicóloga e idealizadora do Tsuru, coletivo que promove pesquisa de comportamento. “Sabemos que as crianças são mais flexíveis e estão mais abertas a questões do dia a dia. O nosso ponto de partida para a pesquisa foi entender como o olhar dos pequenos está mais relevante hoje em dia e como eles estão conseguindo dialogar com as diferenças de uma maneira que os adultos não conseguem”, explica Mariana.

De acordo com o material, as crianças têm uma presença e uma disponibilidade que os mais velhos já tiverem em algum momento. Com a transição para a vida adulta, por exemplo, essas características foram se perdendo. Tanto o estudo quanto o podcast apresentam fatores que podem contribuir para que as crianças tenham seu potencial máximo alcançado e assim consigam sugerir mudanças no entorno.

Mariana explica que há um tripé que colabora para esse processo. “Se os pais delegam responsabilidade em casa para seus filhos, que pode ser lavar louça ou arrumar os brinquedos, eles fazem e ganham confiança em casa. Quando chegam na escola se sentem fortes para expressar opiniões e conquistam o respeito dos colegas. A partir daí eles estão seguros e com disposição para criar ideias e pensar em soluções práticas que contribuam com a sociedade”, afirma.

O podcast também fala sobre questões que podem dificultar essa evolução infantil, como a superproteção dos pais. De acordo com a pesquisa, 87% dos responsáveis entrevistados são superprotetores. Além disso, a Túlio e Mariana também vão falar sobre a presença da tecnologia e como os recursos multimídia podem ser bons ou ruins para o desenvolvimento das crianças.

Vem investigar com a gente.

Também disponível no seu player preferido

Spotify | Deezer | Pocket Casts