Gente Conversa aborda a retomada da produção do cinema no Brasil, analisa o mercado audiovisual do país e debate sobre a relação do brasileiro com o conteúdo nacional
Depois de dois anos de pandemia e de um apagão nos repasses do Fundo Setorial do Audiovisual, o cinema brasileiro vive um importante momento de retomada. Como ato simbólico desse novo ciclo, a Cinemateca Brasileira, em São Paulo, espaço que guarda o maior acervo de filmes da América do Sul, reabriu em maio, depois de um ano e meio fechada.
No mesmo mês, a Ancine lançou uma linha de crédito de R$215 milhões para estimular o crescimento do setor, que se soma a outros R$450 milhões em editais já publicados em 2022.
Bom para o público – e também para a economia do país. Segundo uma reportagem da Folha de S. Paulo, cada real investido por mecanismos como o Fundo do Audiovisual retorna aos cofres públicos 15 reais. Investe 1 real, retorno 15. Nada mal né?
Agora, considere todas as áreas que a produção de um filme movimenta, como hotelaria e alimentação, por exemplo. A Ancine considerou e estimou que em 2018 esse mercado movimentou um valor adicionado maior do que as indústrias têxtil e farmacêutica juntas.
Mesmo assim, existem muitos desafios pela frente nessa retomada. Talvez um dos principais seja transformar o cinema – uma área majoritariamente branca, heterossexual e masculina – em um ambiente inclusivo e igualitário, que reflita melhor a população do Brasil.
E também incorporar as causas sociais, ambientais e outras questões importantes para a sociedade na sua pauta.
Tudo isso sem deixar de produzir um conteúdo que sensibilize os brasileiros que buscam um entretenimento de qualidade, mas também um entretenimento que transforma.
E é sobre isso que Juliana Wallauer vai conversar com Camila Roque, Gerente de Marketing do Canal Brasil, e Sabrina Fidalgo, multipremiada diretora e roteirista carioca. O estudo “Versão Brasileira“, do Canal Brasil, também faz parte do papo, que analisa o cenário e o consumo dos conteúdos audiovisuais brasileiros e mostra que a versão nacional desperta interesse e reconhecimento do público.
Vem com a gente… Luz, câmera e transformação!
Podcast Gente Conversa
Coordenação Geral: Cris Bartis, Ju Wallauer e Carlos Merigo
Apresentação: Ju Wallauer
Direção Criativa: Alexandre Potascheff
Roteiro: Renan Dissenha Fagundes
Edição: Gabriel Pimentel
Transcrição: Camila Souza
Texto: B9
Imagem capa / cabeçalho: Arte sobre fotografia/frame do vídeo “Você conhece o cinema brasileiro” – Divulgação Canal Brasil
Inovações em comunicação de marca
Uma imersão em como as marcas estão se transformando e mudando a maneira como se comunicam com seu público
Perspectivas para a Black Friday 2022
Novo episódio do podcast Gente Conversa aborda os desafios e as oportunidades que atravessam uma das datas mais importantes do comércio
Vai pagar como?
Novo episódio do podcast Gente Investiga aborda a evolução e o futuro dos meios de pagamento, do débito ao Pix
O fenômeno do Live Shopping
Gente Investiga analisa o fenômeno do Live Shopping entre outras dinâmicas do comércio online
Mais que 90 minutos
Gente Conversa debate sobre como os diferentes públicos vivem a emoção do futebol e como a tecnologia impacta na experiência do esporte
Na tela do celular
uma imersão sobre o consumo de vídeo no celular e a relação mais ampla entre internet e televisão
Meio ambiente partido
Gente Conversa busca elucidar questões emergentes sobre às mudanças climáticas e dialoga sobre a percepção dos brasileiros sobre o tema
Educação e tecnologia
A tecnologia pode democratizar a educação? Gente Investiga discute o papel da tecnologia no fortalecimento da educação no Brasil
Como o brasileiro envelhece
Maturidade, etarismo, envelhecimento: a longevidade é o tema discutido no 26º episódio do Gente Conversa
Doação e empatia em uma sociedade fragmentada
Gente Investiga debate sobre o papel do brasileiro no fortalecimento da cultura de doação
Sotaques do Brasil
Gente Conversa discute sobre sotaques brasileiros e atuação da publicidade no cenário multicultural do país
Vozes femininas no esporte
Gente Investiga discute o espaço das mulheres no jornalismo esportivo e traz a apresentadora Karine Alves para conversar
A (r)evolução é preta
O novo episódio do podcast fala sobre afrofuturismo, black money e negritude contemporânea
O brasileiro, a fé e a religião
Episódio reflete sobre a presença da religiosidade na vida dos brasileiros
de conversa
sair do raso
transforme sua marca em conversa
conte com o b9
20 anos de pioneirismo digital
Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:
negocios.b9.com.brGente
Comportamento, tendências e consumo
Gente é onde tudo começa. É o ponto de partida. Gente é matéria-prima para criar algo novo e relevante. Uma fonte de conhecimento viva que revela comportamentos, histórias e tendências. É inspiração. Sua próxima grande ideia começa com Gente.
de conversa
sair do raso
transforme sua marca em conversa
conte com o b9
20 anos de pioneirismo digital
Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:
negocios.b9.com.brGlobosat
de conversa
sair do raso
transforme sua marca em conversa
conte com o b9
20 anos de pioneirismo digital
Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:
negocios.b9.com.br