Maturidade, etarismo, envelhecimento: a longevidade é o tema discutido no 26º episódio do Gente Conversa
Longevidade é tema do novo episódio do podcast Gente Conversa.
Diferente dos clichês do passado, a transformação etária dos brasileiros caminha cada vez mais para uma maturidade ativa e independente. No país, 25% da população tem mais de 50 anos e esse grupo representa cerca de 40% do poder de consumo do Brasil. O 26º episódio de Gente Conversa discute as diversas formas de envelhecer em 2022.
Comandado por Juliana Wallauer, o programa recebe a apresentadora Astrid Fontenelle, a gerente de insights da Globo, Flávia Toledo e a empreendedora e cofundadora do Hype 60+, Layla Vallias. O episódio também contou com a participação de Leonardo Moura, gerente de planejamento e inteligência de mercado no GNT.
A pesquisa ‘Diversa-idade: Um olhar aprofundado sobre a maturidade’, explorou a temática da longevidade e buscou entender as várias versões do Brasil 50+. Entre as descobertas, a pesquisa aponta que os brasileiros encaram a longevidade questionando padrões e redefinindo velhos conceitos. Dados da pesquisa também apontam que 70% dos brasileiros acima de 50 anos acessam a internet todos os dias e 64% usam as redes sociais.
Para Astrid Fontenelle, a maturidade carrega valores e transformações importantes para a atualidade. “A gente está vivendo um momento onde as atenções estão voltadas para o bom envelhecimento. Nada mais moderno do que falar do envelhecimento, aliás, do que envelhecer. A tecnologia, a moda, o consumo são coisas que me interessam muito. A tecnologia é fundamental, ela é saber, ela é conhecimento, ela é conexão. Então, eu sou uma senhorinha toda conectada”, afirma.
O entendimento da velhice no Brasil se estende por diversos recortes, entre eles, o recorte racial. Flávia Toledo explica como é o impacto de raça no entendimento da velhice no país. “O que é esperado da velhice? É que seja um momento de sabedoria e desfrute. Mas a gente sabe que, no Brasil, homens e mulheres negros demoram mais do que os brancos para poder vivenciar essa fase do descanso e do desfrute da velhice. Por quê? Porque eles têm que trabalhar mais, por mais tempo, para ser esse arrimo familiar. Eles têm mais familiares dependendo dele”, comenta.
Já na perspectiva de gênero, Layla Vallias aproveita para destacar a lente comportamental que norteia a velhice do público feminino. “São as mulheres que mais trafegam e navegam melhor na maturidade. Um perfil aventureiro, explorador, que quer conhecer e fazer muito mais coisa pela frente”, conclui.
Vem descobrir mais insights com a gente =)
Podcast Gente Conversa
Coordenação Geral: Cris Bartis, Ju Wallauer e Carlos Merigo
Apresentação: Ju Wallauer
Direção Criativa: Alexandre Potascheff
Roteiro: Renan Dissenha Fagundes
Edição: Gabriel Pimentel
Transcrição: Camila Souza
Texto: Globo
Imagem capa / cabeçalho: Arte sobre fotografia – gustavofrazao © stock.adobe.com
Inovações em comunicação de marca
Uma imersão em como as marcas estão se transformando e mudando a maneira como se comunicam com seu público
Perspectivas para a Black Friday 2022
Novo episódio do podcast Gente Conversa aborda os desafios e as oportunidades que atravessam uma das datas mais importantes do comércio
Vai pagar como?
Novo episódio do podcast Gente Investiga aborda a evolução e o futuro dos meios de pagamento, do débito ao Pix
Cinema que transforma
Gente Conversa aborda a retomada da produção do cinema no Brasil, analisa o mercado audiovisual do país e debate sobre a relação do brasileiro com o conteúdo nacional
O fenômeno do Live Shopping
Gente Investiga analisa o fenômeno do Live Shopping entre outras dinâmicas do comércio online
Mais que 90 minutos
Gente Conversa debate sobre como os diferentes públicos vivem a emoção do futebol e como a tecnologia impacta na experiência do esporte
Na tela do celular
uma imersão sobre o consumo de vídeo no celular e a relação mais ampla entre internet e televisão
Meio ambiente partido
Gente Conversa busca elucidar questões emergentes sobre às mudanças climáticas e dialoga sobre a percepção dos brasileiros sobre o tema
Educação e tecnologia
A tecnologia pode democratizar a educação? Gente Investiga discute o papel da tecnologia no fortalecimento da educação no Brasil
Doação e empatia em uma sociedade fragmentada
Gente Investiga debate sobre o papel do brasileiro no fortalecimento da cultura de doação
Sotaques do Brasil
Gente Conversa discute sobre sotaques brasileiros e atuação da publicidade no cenário multicultural do país
Vozes femininas no esporte
Gente Investiga discute o espaço das mulheres no jornalismo esportivo e traz a apresentadora Karine Alves para conversar
A (r)evolução é preta
O novo episódio do podcast fala sobre afrofuturismo, black money e negritude contemporânea
O brasileiro, a fé e a religião
Episódio reflete sobre a presença da religiosidade na vida dos brasileiros
de conversa
sair do raso
transforme sua marca em conversa
conte com o b9
20 anos de pioneirismo digital
Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:
negocios.b9.com.brGente
Comportamento, tendências e consumo
Gente é onde tudo começa. É o ponto de partida. Gente é matéria-prima para criar algo novo e relevante. Uma fonte de conhecimento viva que revela comportamentos, histórias e tendências. É inspiração. Sua próxima grande ideia começa com Gente.
de conversa
sair do raso
transforme sua marca em conversa
conte com o b9
20 anos de pioneirismo digital
Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:
negocios.b9.com.brGlobosat
de conversa
sair do raso
transforme sua marca em conversa
conte com o b9
20 anos de pioneirismo digital
Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:
negocios.b9.com.br