A tecnologia pode democratizar a educação? Gente Investiga discute o papel da tecnologia no fortalecimento da educação no Brasil
Durante a pandemia, a tecnologia se mostrou como forte aliada no processo de continuidade da aprendizagem. Com o auxílio da digitalização, o ensino remoto passou a ser uma estratégia pedagógica para driblar os desafios da educação durante o período pandêmico. De acordo com o Mapa Integrado de Conectividade na Educação, ferramenta que oferece dados sobre a conectividade de escolas espalhadas por todo o país, enquanto em São Paulo 91% das escolas estaduais têm internet para aprendizagem, na Bahia, o número cai para 10%. Além disso, de acordo com o UNICEF, um em cada três alunos encontrou problemas ao tentar assistir às aulas online nesse período.
Para debater sobre os benefícios da tecnologia na educação e entender o acesso à tecnologia no Brasil hoje, o sociólogo Túlio Custódio conversa com Lúcia Dellagnelo, diretora presidente do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB).
Lúcia acredita que, através da tecnologia, a educação pode ser levada com a mesma qualidade para todos os estudantes, independentemente de onde eles estejam localizados. “A tecnologia permite que uma criança que more no interior da Amazônia tenha acesso a conteúdo e experiências de aprendizagem das crianças que estão em qualquer centro urbano com uma boa estrutura educacional”, destaca.
Apesar disso, a diretora pontua as dificuldades para que essa tecnologia chegue a todas as partes do Brasil, considerando a falta de estrutura básica nas escolas do país. “Muitas dessas escolas estão localizadas em áreas que não há viabilidade econômica, por exemplo, grandes operadoras de internet, provedores de internet. Precisa ter algumas mudanças de mentalidade, de metodologias, de gestão, para que realmente essa promessa da tecnologia aconteça na educação brasileira”, afirma.
No papo, Lúcia aproveita para destacar as contribuições do Movimento LED – Luz na Educação, no Brasil. “Para mim, a principal contribuição do prêmio do Movimento LED é jogar luz na ideia que para que a inovação educacional aconteça é preciso um ecossistema com atores, às vezes, muito diferentes, como um empreendedor, como o próprio estudante, o professor, o gestor de secretaria. A inovação pode vir de qualquer lugar”, conclui.
Lançado em 2021, o Movimento LED é uma iniciativa da Globo e da Fundação Roberto Marinho que tem o propósito de iluminar práticas inovadoras na educação brasileira e de reconhecer quem está revolucionando o cenário do setor. Acompanhe mais detalhes sobre o projeto através do link: https://redeglobo.globo.com/movimento-led-luz-na-educacao/
Ouça o episódio no seu player preferido com as opções a seguir.
Vem com a gente!
Podcast Gente Investiga
Coordenação Geral: Cris Bartis, Ju Wallauer e Carlos Merigo
Apresentação: Túlio Custódio
Direção Criativa: Alexandre Potascheff
Roteiro: Renan Dissenha Fagundes
Edição: Gabriel Pimentel
Transcrição: Maria Luísa Reis
Texto: Globo
Imagem: Arte sobre fotografia – kleberpicui © stock.adobe.com
Inovações em comunicação de marca
Uma imersão em como as marcas estão se transformando e mudando a maneira como se comunicam com seu público
Perspectivas para a Black Friday 2022
Novo episódio do podcast Gente Conversa aborda os desafios e as oportunidades que atravessam uma das datas mais importantes do comércio
Vai pagar como?
Novo episódio do podcast Gente Investiga aborda a evolução e o futuro dos meios de pagamento, do débito ao Pix
Cinema que transforma
Gente Conversa aborda a retomada da produção do cinema no Brasil, analisa o mercado audiovisual do país e debate sobre a relação do brasileiro com o conteúdo nacional
O fenômeno do Live Shopping
Gente Investiga analisa o fenômeno do Live Shopping entre outras dinâmicas do comércio online
Mais que 90 minutos
Gente Conversa debate sobre como os diferentes públicos vivem a emoção do futebol e como a tecnologia impacta na experiência do esporte
Na tela do celular
uma imersão sobre o consumo de vídeo no celular e a relação mais ampla entre internet e televisão
Meio ambiente partido
Gente Conversa busca elucidar questões emergentes sobre às mudanças climáticas e dialoga sobre a percepção dos brasileiros sobre o tema
Como o brasileiro envelhece
Maturidade, etarismo, envelhecimento: a longevidade é o tema discutido no 26º episódio do Gente Conversa
Doação e empatia em uma sociedade fragmentada
Gente Investiga debate sobre o papel do brasileiro no fortalecimento da cultura de doação
Sotaques do Brasil
Gente Conversa discute sobre sotaques brasileiros e atuação da publicidade no cenário multicultural do país
Vozes femininas no esporte
Gente Investiga discute o espaço das mulheres no jornalismo esportivo e traz a apresentadora Karine Alves para conversar
A (r)evolução é preta
O novo episódio do podcast fala sobre afrofuturismo, black money e negritude contemporânea
O brasileiro, a fé e a religião
Episódio reflete sobre a presença da religiosidade na vida dos brasileiros
de conversa
sair do raso
transforme sua marca em conversa
conte com o b9
20 anos de pioneirismo digital
Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:
negocios.b9.com.brGente
Comportamento, tendências e consumo
Gente é onde tudo começa. É o ponto de partida. Gente é matéria-prima para criar algo novo e relevante. Uma fonte de conhecimento viva que revela comportamentos, histórias e tendências. É inspiração. Sua próxima grande ideia começa com Gente.
de conversa
sair do raso
transforme sua marca em conversa
conte com o b9
20 anos de pioneirismo digital
Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:
negocios.b9.com.brGlobosat
de conversa
sair do raso
transforme sua marca em conversa
conte com o b9
20 anos de pioneirismo digital
Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:
negocios.b9.com.br