Gente - Podcasts: os desafios e as oportunidades da vez • B9
Logo - Gente

Podcasts: os desafios e as oportunidades da vez

Gente #15

Ouvir Podcasts: os desafios e as oportunidades da vez no Spotify
Ouvir Podcasts: os desafios e as oportunidades da vez no Google Podcasts
Ouvir Podcasts: os desafios e as oportunidades da vez no Apple Podcasts
Ouvir Podcasts: os desafios e as oportunidades da vez no Pocket Casts
Capa - Podcasts: os desafios e as oportunidades da vez

Renata Lo Prete, Mônica Aquino e Stefan Habergritz debatem sobre as possibilidades de produção, distribuição e monetização do formato

Em plena era digital, as pessoas estão se conectando cada vez mais com o áudio. E se no passado era o rádio, o formato hoje é o podcast. Recente pesquisa da Voxnest, empresa americana especializada em tecnologias para a indústria de áudio, mostra que no Brasil, entre Janeiro a Maio de 2020, houve aumento de 103% no número de produção de podcasts. Segundo o Ibope, 50 milhões de brasileiros já ouviram podcast – o equivalente a cerca de 40% dos internautas do país – e desse total, 16 milhões escutam diariamente. A pesquisa Bus Podcast, de julho de 2019 mostrou que 45% dos ouvintes gastam entre 31 minutos e 2 horas ouvindo podcasts cada vez que acessam um episódio.

É para refletir sobre as possibilidades de formato, produção, distribuição e monetização, que Ju Wallauer recebe Renata Lo Prete, âncora do Jornal da Globo e apresentadora do podcast “O Assunto“; a jornalista Mônica Aquino, jornalista e coordenadora do podcast “O Assunto”; e o head of ad sales & brand solutions na Deezer, Stefan Habergritz, no novo episódio do Gente Conversa.

Formato em franca expansão no mundo todo, o podcast vem atraindo a atenção de personalidades, artistas, desconhecidos e até da ex-primeira dama dos EUA, Michelle Obama. “Os números não param de crescer. É uma extensão valiosa para se conectar com a audiência, temos mais marcas e outras entidades que não falavam em podcast e passaram a citar. A retenção do ouvinte é incrível, pois as pessoas decidiram parar e escutar o programa, é o consumo consciente do som. Ele é o produto da manhã, tarde e noite, que pode ser ouvido em qualquer lugar e em qualquer meio”, analisa Stefan Habergritz.

Já a jornalista Renata Lo Prete fala da sua relação com o aúdio. “O aúdio entrou na minha vida profissional já como podcast. Mas minha ligação é antiga, meu pai nos acordava com o rádio tocando. Eu acredito que o sucesso desse formato se deve ao fato dele poder ser consumido por pessoas multitarefas, ainda mais dentro da realidade pandêmica. Eu também ouço muito dos ouvintes que o podcast funciona muito como companhia – ainda mais para quem está sozinho durante essa pandemia”, relata Lo Prete.

Vem com a gente.


Também disponível no seu player preferido