Uma conexão Globosat
Os dados mais recentes do IBGE mostram que a população negra está em desvantagem no Brasil em diferentes âmbitos sociais como político, acadêmico e econômico, por exemplo. Os números ainda mostram que, apesar de representarem 51% da população, apenas uma em quatro pessoas que consegue um diploma no ensino superior é negra. Para discutir esse cenário e falar de atuação na comunicação e na tecnologia, o sociólogo Túlio Custódio é o responsável por comandar a conversa que conta com a participação de três mulheres que têm o que falar. Maria Rita Casagrande é desenvolvedora e trabalha com tecnologia há mais de 20 anos, a jornalista e empreendedora Monique Evelle estuda marcas e a atuação delas no mercado. Já Isabel Aquino é publicitária e responsável pelo TODX, um mapa da representatividade de gênero e raça na publicidade.
O trio levanta a discussão em cima da síndrome do impostor, que acontece quando as pessoas não aceitam que elas podem fazer e chegar onde quiserem. Para Isabel, “a representatividade é um lugar muito solitário”, aonde as pessoas precisam lutar constantemente para tentar mudar uma pequena parte do todo. A conversa também gira em torno de marcas e da importância em se discutir o papel dos negros na tecnologia.
“As marcas não vão parar de financiar eventos e campanhas com baixa representatividade negra, existe uma coisa maior por trás. Ouvi recentemente que o racismo é maior que o capitalismo e é um ponto importante para pensarmos”, afirma Isabel. Por fim, Maria Rita também levanta as questões que envolvem os algoritmos. “As empresas precisam se responsabilizar pelos dados. É necessário muito esforço para a gente mudar coisas simples, como um buscador trazendo resultados reais. Quem produz esses algoritmos diz muito o que vai ser o futuro”, conclui.
Tulio ainda pede a opinião das convidadas em uma questão crucial: Por que importa falar sobre representatividade negra e sobre a integração de negros na sociedade? Para Isabel “somos mais propensos a ser o que vemos, acho que representatividade é você conseguir ver narrativas empoderadas em diversos perfis na mídia. Assim vamos criar referências para crianças e jovens. Para Monique, é importante continuar falando sobre o tema “uma vez que as intelectualidades negras precisam ser ouvidas de verdade e não apenas estudadas nas faculdades”, explica. Já Maria Rita afirma que “se pararmos de brigar por representatividade, nossa história voltará a ser contada por um grupo que não viveu isso. E aí a nossa história vai ser como eles quiserem. Esse para mim é o ponto mais inaceitável”, finaliza.
Vem pra conversa.
Inovações em comunicação de marca
Uma imersão em como as marcas estão se transformando e mudando a maneira como se comunicam com seu público
Perspectivas para a Black Friday 2022
Novo episódio do podcast Gente Conversa aborda os desafios e as oportunidades que atravessam uma das datas mais importantes do comércio
Vai pagar como?
Novo episódio do podcast Gente Investiga aborda a evolução e o futuro dos meios de pagamento, do débito ao Pix
Cinema que transforma
Gente Conversa aborda a retomada da produção do cinema no Brasil, analisa o mercado audiovisual do país e debate sobre a relação do brasileiro com o conteúdo nacional
O fenômeno do Live Shopping
Gente Investiga analisa o fenômeno do Live Shopping entre outras dinâmicas do comércio online
Mais que 90 minutos
Gente Conversa debate sobre como os diferentes públicos vivem a emoção do futebol e como a tecnologia impacta na experiência do esporte
Na tela do celular
uma imersão sobre o consumo de vídeo no celular e a relação mais ampla entre internet e televisão
Meio ambiente partido
Gente Conversa busca elucidar questões emergentes sobre às mudanças climáticas e dialoga sobre a percepção dos brasileiros sobre o tema
Educação e tecnologia
A tecnologia pode democratizar a educação? Gente Investiga discute o papel da tecnologia no fortalecimento da educação no Brasil
Como o brasileiro envelhece
Maturidade, etarismo, envelhecimento: a longevidade é o tema discutido no 26º episódio do Gente Conversa
Doação e empatia em uma sociedade fragmentada
Gente Investiga debate sobre o papel do brasileiro no fortalecimento da cultura de doação
Sotaques do Brasil
Gente Conversa discute sobre sotaques brasileiros e atuação da publicidade no cenário multicultural do país
Vozes femininas no esporte
Gente Investiga discute o espaço das mulheres no jornalismo esportivo e traz a apresentadora Karine Alves para conversar
A (r)evolução é preta
O novo episódio do podcast fala sobre afrofuturismo, black money e negritude contemporânea
de conversa
sair do raso
transforme sua marca em conversa
conte com o b9
20 anos de pioneirismo digital
Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:
negocios.b9.com.brGente
Comportamento, tendências e consumo
Gente é onde tudo começa. É o ponto de partida. Gente é matéria-prima para criar algo novo e relevante. Uma fonte de conhecimento viva que revela comportamentos, histórias e tendências. É inspiração. Sua próxima grande ideia começa com Gente.
de conversa
sair do raso
transforme sua marca em conversa
conte com o b9
20 anos de pioneirismo digital
Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:
negocios.b9.com.brGlobosat
de conversa
sair do raso
transforme sua marca em conversa
conte com o b9
20 anos de pioneirismo digital
Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:
negocios.b9.com.br